Política de Segurança para o Paciente Submetido ao Tratamento de Radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1.1028Palabras clave:
Segurança do Paciente, Radioterapia, Lesões por RadiaçãoResumen
Passados mais de 30 anos do acidente radiológico de Goiânia com uma fonte de Césio-137, os riscos associados à radioterapia externa atualmente mudaram, são dependentes de erros sistemáticos no processo de planejamento e riscos que atingem o paciente de radioterapia.O presente estudo envolveu uma revisão bibliográfica com o intuito de atualizar as informações pertinentes ao tema a respeito da segurança e proteção radiológica para os serviços de radioterapia no país. Adotou-se como critério e inclusão os descritores: Segurança do Paciente, Radioterapia, Lesões por Radiação e Efeitos da Radiação em inglês, espanhol e em português, assim como os estudos publicações posteriores ao ano 2000. Como critério de exclusão, os estudos que não preencherem os critérios de inclusão. De forma geral o desafio para todos envolvidos no processo de radioterapia está na identificação/discussão de riscos, educação continuada, maior dependência do registro eletrônico de saúde, instrução adequada com software/avanços tecnológicos, dedicando tempo para iniciativas de segurança, minimizando distrações e melhorando a comunicação. Do ponto de vista da proteção radiológica pela norma brasileira as exposições ocupacionais e do público são bem estabelecidas. Entretanto, os novos desafios se encontram no cuidado permanente das exposições médicas (do paciente), nas sobre-exposições de doses de radiações ionizantes executadas durante as imagens de planejamento e do ponto de vista do controle de qualidade o foco é bem estabelecido no desempenho dos equipamentos e a mudança está na Garantia ou gestão da Qualidade (foco na qualidade dos cuidados ao paciente), representando que esta é uma área da radiologia médica que exige uma dedicação por uma equipe multidisciplinar.
Descargas
Referencias
AMERICAN SOCIETY FOR RADIATION ONCOLOGY (ASTRO). Safety is No Accident, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em <http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados comentarios.asp> Acesso em: 20 de abril de 2019.
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Safety Reports Series nº 7. Lessons Learned from Accidental Exposures in Radioterapy. Vienna, (2000).
FURNARI, L. Controle de Qualidade em Radioterapia. São Paulo: Miró Editorial, 2012.
OKUNO, E. Radiação: efeitos , riscos e benefícios. São Paulo: Oficina de textos, 2018.
SALVAJOLI, J.; SOUHAMI, L.; FARIA. L. S. Radioterapia em Oncologia. 2. Ed. São Paulo: Atheneu, 2013.
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN) <http://www.cnen.gov.br/ultimas-noticias/559-2-workshop-sobre-analise-de-risco-em-radioterapia-e-o-sistema-sevrra> Acesso em 29 de abril de 2019.
CNEN NN-6.10 - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Serviços de Radioterapia, 2014, 18 PP.
BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologia de pesquisa em ciência: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia: los artículos de BJRS tienen una licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0, que permite el uso, el intercambio, la adaptación, la distribución y la reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o autores originales y a la fuente, proporcione un enlace a la licencia Creative Commons e indique si se realizaron cambios. Las imágenes u otros materiales de terceros en el artículo están incluidos en la licencia Creative Commons del artículo, a menos que se indique lo contrario en una línea de crédito al material. Si el material no está incluido en la licencia Creative Commons del artículo y su uso previsto no está permitido por la regulación legal o excede el uso permitido, el autor deberá obtener el permiso directamente del titular de los derechos de autor. Para ver una copia de esta licencia, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/