PULLER®: ferramenta educativa para auxílio ao aprendizado sobre proteção radiológica
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.518Palabras clave:
Aplicativo, Educação, Proteção RadiológicaResumen
RESUMO
O uso de smartphones em âmbito educacional, embora restrito, seu potencial é evidente no tocante a interação e mobilidade. Este estudo apresenta o desenvolvimento do aplicativo PULLER® para dispositivos móveis no contexto da educação em proteção radiológica. É um estudo de natureza quantitativa do tipo semiexperimental não randomizado, equivalente, do tipo anterior e posterior e também é uma produção tecnológica fundamentada na metodologia Design Instrucional Contextualizado, cuja a linguagem adotada é Html5, css3, JavaScript e PHP, permitindo aos estudantes autonomia do saber, de acordo com seu ritmo, tornando-os críticos e reflexivos perante as informações, transformando-as em conhecimento. A avaliação do aplicativo foi positiva, 70% dos 300 participantes atingiram a média alvo de 08 pontos. Os resultados apontaram que o uso da calculadora radiológica e as informações sobre dosimetria contribuíram com o aprendizado sem pressão de tempo ou lugar, houve diferença das médias ponderadas entre o pré e pós-teste dos alunos com o aplicativo, o que contribuiu para a melhoria do processo assistencial e educativo mediada pelo uso do aplicativo PULLER®.
ABSTRACT
The use of smartphones in education, although restricted, its potential is evident in terms of interaction and mobility. This study presents the development of the PULLER® mobile application in the context of radiation protection education. It is a quantitative study of the non-randomized, semioxic experimental type, equivalent, of the anterior and posterior type, and is also a technological production based on the Methodology Contextualized Instructional Design, whose adopted language is Html5, css3, JavaScript and PHP, allowing students autonomy know, according to their rhythm, making them critical and reflective to the information, transforming them into knowledge. The evaluation of the application was positive, 70% of the 300 participants reached the target average of 08 points. The results showed that the use of the radiological calculator and the information on dosimetry contributed to the learning without pressure of time or place, there was a difference of the weighted averages between the pre and post test of the students with the application, which contributed to the improvement of the welfare process mediated through the use of the PULLER® application.
Descargas
Referencias
UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Aceso em: 10 jul. 2017.
TAROUCO, L. M. R. et al. Objetos de Aprendizagem para M-Learning. 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/objetosdeaprendizagem_sucesu.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.
TRAXLER, J. Defining, discussing and evaluating mobile learning: The moving finger writes and having writ. IN: The International Review of Research in Open and Distance Learning. 2007. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/346. Acesso em: 10 jul. 2017.
VALENTIM, H. Para uma Compreensão do Mobile Learning: Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. Lisboa. Dissertação de Mestrado. 2009. Disponível em: http://www.hugovalentim.com/sites/default/.../Hugo_Valentim_MLearning.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia: los artículos de BJRS tienen una licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0, que permite el uso, el intercambio, la adaptación, la distribución y la reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o autores originales y a la fuente, proporcione un enlace a la licencia Creative Commons e indique si se realizaron cambios. Las imágenes u otros materiales de terceros en el artículo están incluidos en la licencia Creative Commons del artículo, a menos que se indique lo contrario en una línea de crédito al material. Si el material no está incluido en la licencia Creative Commons del artículo y su uso previsto no está permitido por la regulación legal o excede el uso permitido, el autor deberá obtener el permiso directamente del titular de los derechos de autor. Para ver una copia de esta licencia, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/