Caracterização dos serviços de irradiação industrial operantes no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.530Palabras clave:
Irradiação Industrial, aceleradores lineares de partículas, proteção radiológica.Resumen
Irradiação industrial é a prática que, fazendo uso de feixes de elétrons ou raios gama, possibilita benefícios como a esterilização de produtos hospitalares, a conservação de alimentos, o tratamento de pedras preciosas, o envelhecimento de cachaça e a preservação de obras de arte. O objetivo desse trabalho é caracterizar o panorama dos serviços de irradiação industrial operantes no estado do Rio de Janeiro (RJ). A metodologia envolveu, um levantamento das instalações licenciadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para a operação de irradiação industrial no estado. Posteriormente, foi organizado visitas técnicas junto aos Serviços de Proteção Radiológica de todas as instalações detectadas. Foi constatado que existem apenas duas instalações autorizadas pela CNEN no RJ e que ambas fazem uso de irradiação por feixe de elétrons. Apenas uma delas atua com na comercialização do serviço, empregando um feixe duplo de 10 megaelétron-Volt oriundo de dois aceleradores lineares de partículas. Já a segunda instalação utiliza o serviço para fins próprios, equipada com um acelerador único, emissor de feixes simples de 600 quiloelétron-Volt. Conclui-se que há numericamente poucas instalações de irradiação industrial no RJ. Baseado em características como a penetrabilidade do feixe, a natureza da fonte, o custo logístico e as medidas de proteção radiológica, essas instalações preferem fazer uso dos aceleradores (feixes de elétrons). Destaca-se que, se a única empresa que atualmente oferta o serviço a terceiros resolver encerrar suas atividades, fabricantes, fornecedores, comerciantes e consequentemente a população pode sofrer algum impacto, dada a ausência de opções no mercado.
Descargas
Referencias
CRISTINI, D. et al. Tecnologia empregada na radiologia industrial: revisão de literatura. 2011. Disponível em: http://sequencialctp.com.br/img/uploads_noticias/boletim-scamilo-ago2011.pdf. >Acesso em: 21 out. 2015.
PINO, E. S. GIOVEDI, C. Radiação ionizante e suas aplicações na indústria. 2005. Disponível em: <http://revista.lusiada.br/index.php/ruep/article/view/18/u2005v2n2e18.>Acesso em: 30 nov. 2015.
RODRIGUES JR. A. A. Irradiadores industriais e sua radioproteção. Paraná. Edição do Autor, 2014.
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Instalações autorizadas. Disponível em: <http://www.cnen.gov.br/instalacoes-autorizadas.>Acesso em: 02 nov. 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia: los artículos de BJRS tienen una licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0, que permite el uso, el intercambio, la adaptación, la distribución y la reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o autores originales y a la fuente, proporcione un enlace a la licencia Creative Commons e indique si se realizaron cambios. Las imágenes u otros materiales de terceros en el artículo están incluidos en la licencia Creative Commons del artículo, a menos que se indique lo contrario en una línea de crédito al material. Si el material no está incluido en la licencia Creative Commons del artículo y su uso previsto no está permitido por la regulación legal o excede el uso permitido, el autor deberá obtener el permiso directamente del titular de los derechos de autor. Para ver una copia de esta licencia, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/