Política de Segurança para o Paciente Submetido ao Tratamento de Radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1.1028Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Radioterapia, Lesões por RadiaçãoResumo
Passados mais de 30 anos do acidente radiológico de Goiânia com uma fonte de Césio-137, os riscos associados à radioterapia externa atualmente mudaram, são dependentes de erros sistemáticos no processo de planejamento e riscos que atingem o paciente de radioterapia.O presente estudo envolveu uma revisão bibliográfica com o intuito de atualizar as informações pertinentes ao tema a respeito da segurança e proteção radiológica para os serviços de radioterapia no país. Adotou-se como critério e inclusão os descritores: Segurança do Paciente, Radioterapia, Lesões por Radiação e Efeitos da Radiação em inglês, espanhol e em português, assim como os estudos publicações posteriores ao ano 2000. Como critério de exclusão, os estudos que não preencherem os critérios de inclusão. De forma geral o desafio para todos envolvidos no processo de radioterapia está na identificação/discussão de riscos, educação continuada, maior dependência do registro eletrônico de saúde, instrução adequada com software/avanços tecnológicos, dedicando tempo para iniciativas de segurança, minimizando distrações e melhorando a comunicação. Do ponto de vista da proteção radiológica pela norma brasileira as exposições ocupacionais e do público são bem estabelecidas. Entretanto, os novos desafios se encontram no cuidado permanente das exposições médicas (do paciente), nas sobre-exposições de doses de radiações ionizantes executadas durante as imagens de planejamento e do ponto de vista do controle de qualidade o foco é bem estabelecido no desempenho dos equipamentos e a mudança está na Garantia ou gestão da Qualidade (foco na qualidade dos cuidados ao paciente), representando que esta é uma área da radiologia médica que exige uma dedicação por uma equipe multidisciplinar.
Downloads
Referências
AMERICAN SOCIETY FOR RADIATION ONCOLOGY (ASTRO). Safety is No Accident, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em <http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados comentarios.asp> Acesso em: 20 de abril de 2019.
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Safety Reports Series nº 7. Lessons Learned from Accidental Exposures in Radioterapy. Vienna, (2000).
FURNARI, L. Controle de Qualidade em Radioterapia. São Paulo: Miró Editorial, 2012.
OKUNO, E. Radiação: efeitos , riscos e benefícios. São Paulo: Oficina de textos, 2018.
SALVAJOLI, J.; SOUHAMI, L.; FARIA. L. S. Radioterapia em Oncologia. 2. Ed. São Paulo: Atheneu, 2013.
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN) <http://www.cnen.gov.br/ultimas-noticias/559-2-workshop-sobre-analise-de-risco-em-radioterapia-e-o-sistema-sevrra> Acesso em 29 de abril de 2019.
CNEN NN-6.10 - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Serviços de Radioterapia, 2014, 18 PP.
BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologia de pesquisa em ciência: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/