Medidas experimentais e simulação MCNPX para avaliar coeficiente de atenuação linear e mássico de catalisador ativado utilizado no processo de FCC.
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1B.1032Palavras-chave:
catalisador ativado, irradiação, MCNPX, XCOM, simulações.Resumo
O Craqueamento Catalítico Fluido (FCC) é um processo usado na indústria petroquímica para converter algumas frações de petróleo que são mais pesadas em frações mais leves, como gasolina e GLP, por exemplo. A conversão ocorre devido à introdução de secas denominadas catalisadoras no interior de risers industriais da FCC. O catalisador aquecido entra em contato com o óleo líquido à base do riser, promovendo a vaporização e a criação de vapores de hidrocarbonetos que compõem o óleo. Os padrões físicos e o fluxo de exibição, na maioria das vezes, são usados por meio de uso de técnicas não intrusivas, envolvendo tomografia por transmissão gama, que possui uma vantagem de não pertencer ao sistema. Este estudo teve por objetivo caracterizar a morfologia,composição química e densidade aparente do catalisador da FCC sem status ativado, bem como, avaliar o coeficiente de atenuação linear e mássico através de simulações sem código MCNPX e irradiação experimental usando fontes radioativas de césio-137 e americano-241 e com seleção extra selecionada do XCOM para o NIST. Os dados de saída das simulações e experimentos foram introduzidos na equação deLambert de cerveja , aqui adaptado para uma equação linear reduzida uma repetição, onde foi aplicado ou coeficiente de determinação como fator de ajuste, que atestou ou teve bom funcionamento do modelo analisado.
Downloads
Referências
DANTAS, C. C.; MELO, S. B.; OLIVEIRA, E. F.; SIMÕES, F. P. M.; SANTOS, M. G.; SANTOS, V. A. Measurement of density distribution of a cracking catalyst in experimental riser with a sampling procedure for gamma ray to-mography. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research B 266, 841–848, 2008.
OLIVEIRA, M.F.M. Modelagem Do Transporte de Sólidos em Regime Denso em Unidade Piloto A Frio por Medição de Transmissão Gama. Dissertação de mestrado – Departamento de Energia Nuclear – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/