Technology of geographical information systems applied to the licensing of nuclear sector installations
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1.1174Palavras-chave:
Geoprocessing, Licensing, Model BuilderResumo
O processo de licenciamento nuclear envolve a preparação de vários documentos, como Relatório local (SR), Relatório preliminar de análise de segurança (PSAR), Relatório final de análise de segurança (FSAR), Planos de proteção física, Planos de proteção contra violência e Planos de emergência que devem ser tratados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para estimar. Este trabalho apresenta uma análise e um guia para o uso de ferramentas de geoprocessamento na atualização de estudos ambientais autorizados para atualizar o Relatório do Local (SR) do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN).O principal objetivo é contribuir para agilizar a execução das etapas de execução no processo de licenciamento nuclear, como estruturar e executar estudos ambientais, planejar atividades de monitoramento ambiental etc. Para alcançar o objetivo, obter e obter dados disponíveis de alta disponibilidade nos vários grupos, usar um fluxograma metodológico para aquisição e tratamento de dados. O estudo desenvolvido foi usando o ArcMap 10.2 do ArcGis, especialmente a ferramenta analítica Model Builder. Essa ferramenta permitiu a (macro) esquematização da metodologia a partir das ferramentas GIS aplicadas, ou que apresenta como vantagens à eficiência e otimização do tempo de execução dos procedimentos em situações em que é necessário aplicar a mesma rotina de tarefas, além de editável, ou que oferece possibilidades de adaptação e melhorias.
Downloads
Referências
BRASIL. LEI Nº 7781 de 27 de junho de 1989. Dá nova redação ao art. 5°, do Decreto n° 98.161, de 21 de setembro de 1989, que dispõe sobre a administração do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Brasília, DF 27 jun. 1989 Disponível em http://www.planalto.gov.br acesso em 11 de novembro de 2015.
BRASIL. Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Norma CNEN NE 1.04 Licenciamento de instalações nucleares, Resolução CNEN 15/02 Rio de Janeiro, dezembro de 2002.
BRASIL. Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Norma CNEN NN 8.01 Licenciamento de Depósitos de rejeitos radioativos de baixo e médio níveis de radiação, Resolução CNEN 167/14 Rio de Janeiro, abril, 2014.
BRASIL. Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) Norma CNEN NN 6.02 Licenciamento de instalações radiativas, Resolução CNEN 166/14 Rio de Janeiro, janeiro de 2014.
CRAVEIRO, M. V; PAMBOUKIAN, S. V.D; NETO, S.C; BARROS, E.A.R Ferramentas computacionais para geoprocessamento em projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo COBENGE Paraíba, 2012.
KIRBY, Seth. Identifying Sites for Protected Areas Based on Endemic Species Richness and Threat in Madre de Dios, Peru. 2007. 48 f. Masters Project (Master of Environmental Management) - Nicholas School of the Environment and Earth Sciences of Duke University. Documento disponível em http://dukespace.lib.duke.edu/dspace/bitstream/10161/406/1/MP sak4_200709.pdf acessado: em 24 abr. 2008.
OLIVEIRA JUNIOR, M. A. R Geoprocessamento como ferramenta de análise integrada de riscos de acidentes industriais. 2008. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo.
QUINTANILHA, J A e CUNHA, T N 1995 Aspectos de qualidade em sistemas de informação geográfica. Simpósio brasileiro de geoprocessamento, 1995, São Paulo Anais Edusp.
ROSA, R. Geotecnologias na geografia aplicada Revista 16 do Departamento de Geografia EDUFU Uberlândia, 2005 pág. 81-90.
SILVA A de B Sistemas de informações geo referenciadas conceitos e fundamentos 1 ed. Editora Unicamp São Paulo, 2003 Capitulo I.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/