Avaliação do Controle de Qualidade de Radiofármacos em Serviço de Medicina Nuclear
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.150Palavras-chave:
Radiofármacos, Medicia Nuclear, Controle de qualidade.Resumo
Os radiofármacos são um tipo de preparação farmacêutica associada à radionuclídeos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Serviços de Medicina Nuclear (SMN) devem realizar controle de qualidade dos radiofármacos conforme recomendações dos fabricantes e evidências científicas aceitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este trabalho avaliou a qualidade dos principais radiofármacos em um SMN do estado de Pernambuco em relação à pureza radioquímica e pH. Os resultados mostraram que 96,8% dos radiofármacos apresentaram pureza radioquímica eficaz e que todos os valores de pH estavam dentro do intervalo recomendado pelas farmacopéias americanas. O estudo revelou que o controle de qualidade, quando inserido no SMN, fornece dados importantes que permite a exclusão de radiofármacos com baixa pureza radioquímica, favorecendo um diagnóstico confiável e garantindo boas práticas de radiproteção e de biossegurança para paciente e indivíduos ocupacionalmente expostos.
Downloads
Referências
ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada no38 de 04 de julho de 2008. [S.l.], 2008.
SAHA, G. Fundamental of Nuclear Pharmacy. New York: Springer, 2010.
ANDRADE, W. G.; SANTOS, P. A. L.; LIMA, F. R. de A.; LIMA, F. F. Utilização do Méto-do CCD para Determinação da Pureza Radioquímica de Radiofármacos em Serviços de Medici-na Nuclear da Paraíba e Rio Grande do Norte. In: II SIMPOSIO DE DOSIMETRIA INTERNA APLICADA A MEDICINA NUCLEAR. [S.l.]: DOSIMN,2011.
FARIA, D. P.; MARQUES, F. L. N.; YAMADA, A. S.; MIQUELIN, C. A. Avaliação dos custos para realização de controles de qualidade de radiofármacos marcados com [99mTc]tecnécio em serviços de medicina nuclear no Brasil. Radiologia Brasileira, p.47–51, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/