Análise dos Avanços da RDC 330/19 em relação à Portaria 453/98 no Foco da Proteção Radiológica
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2022.1930Palavras-chave:
resolução da diretoria colegiada 330 (RDC 330), proteção radiológica, análise comparativa.Resumo
Quase vinte anos após a publicação da Portaria 453, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a Resolução da Diretoria Colegiada 330 (RDC 330), que estabelece as diretrizes básicas de Proteção Radiológica (RP) em radiologia diagnóstica e intervencionista e regulamenta o uso de Métodos de diagnóstico por raios X em todo o território nacional. Portanto, ao observar o serviço de radiodiagnóstico e suas mudanças sofridas nas últimas décadas, é perceptível a adição de novas modalidades, bem como mudanças no fluxo de atendimento, decorrentes do avanço das novas tecnologias. A RDC 330 veio com várias mudanças até mesmo em seu formato: um documento com as diretrizes básicas para radioproteção e várias Instruções Normativas (INs) - uma para cada tecnologia em diagnóstico por imagem. Dentre as INs, podem ser citadas a IN58 e a IN59, que prevêem requisitos sanitários para garantia de qualidade e segurança em sistemas de ultrassom e ressonância magnética, respectivamente, o que passou a obrigar o controle de qualidade. A RDC 330 e sua respectiva IN foram desenvolvidas para atender a todas essas necessidades, contextualizando os princípios já estabelecidos para a elevação da cultura de PR e qualidade diagnóstica. Portanto, defende-se a implantação da RDC 330, tendo em vista a necessidade de adaptação ágil que possa garantir melhorias na qualidade dos serviços de imagem, otimização de dose e no controle de qualidade dos equipamentos de radiodiagnóstico, promovendo a segurança dos pacientes, população e trabalhadores expostos. à radiação ionizante.
Downloads
Referências
DA CONCEIÇÃO, G. O.; RENHA, S. K. ; RAZUCK, F. B. Ordinance 453/98: an analysis of its applicability in public and privatehospitals of Rio de Janeiro after 20 years of its publication. Journal of Physics: Conference Series, 1826, 012051, 2021.
BRASIL.ANVISA. Portaria Federal N° 453, de 1 de junho de 1998.
BRASIL.ANVISA. Resolução - RDC Nº 330, de 20 de dezembro de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/