Uma análise da presença de disciplinas voltadas à proteção radiológica no currículo do tecnólogo nos cursos de radiologia de acordo com a Norma 7.01
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2022.1931Palavras-chave:
currículo, proteção contra radiação, tecnólogo em radiologia, padrão 7.01.Resumo
Os cursos de graduação em tecnologia foram reconhecidos no Brasil a partir da década de 1990, como o Tecnólogo em Radiologia (TR). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o TR desenvolve atividades em Radioterapia, Radiologia e Medicina Nuclear, por exemplo, além de coordenar e supervisionar equipes em proteção radiológica. Verifica-se então que, em algumas áreas de atuação do RT, é necessário o conhecimento prévio em relação à proteção radiológica (RP). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a grade curricular das instituições de ensino superior que oferecem o curso de RT no Brasil e verificar as disciplinas que abordam conhecimentos relacionados à RP, de acordo com a Norma 7.01 (Certificação de Habilitação para atuar como Radioproteção Supervisor). As disciplinas em questão são Cálculo de Blindagem, Dosimetria, Estatística, Física das Radiações, Fundamentos de Física Básica, Gestão e Transporte de Resíduos, Instrumentação Nuclear, Legislação e Normalização, Medicina Nuclear, Radiobiologia e Proteção Radiológica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental sobre os currículos encontrados em todas as instituições de ensino do país que oferecem o curso de RT e foi analisada a presença de disciplinas relacionadas ao RP. Observa-se que a oferta de disciplinas varia de região para região, o que também pode ocorrer intrarregionalmente, de modo que há a necessidade de oferta de disciplinas relacionadas ao PR para adequação ao padrão 7.01. Pretende-se, com este estudo, contribuir para o debate sobre o perfil curricular em RP dos cursos de RT tendo em vista a importância desta temática na sua atividade profissional.
Downloads
Referências
SANTOS, D. M. ; FERREIRA, B. J. FERREIRA ; BATISTA, N. A. ; SANTOS, S. A formação para a prática do tecnólogo em radiologia. INOVAE, Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation, v. 4, n. 1, 2016.
BOLOGNESI, L. ; TETSUGE, M. V. Radiologia. Revista Eletrônica Saúde: Pesquisa e Reflexões, v. 2, 2013.
Brasil. Ministério da Educação – MEC. Cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=68571:cursos-de-educacao-profissional-tecnologica-de-graduacao-e-pos-graduacao. Acesso em : 10 de dezembro de 2021.
Brasil, CNEN. Norma CNEN NN 7.01. Certificação da qualificação de supervisores de proteção radiológica. Disponível em : http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/normas.asp?grupo=7. Acesso em : 10 de dezembro de 2021.
BRANDÃO, L.; CIPRIANO, M. V.; GOMES, A.; ALVES, A.; SANTOS, A. Perspectiva acadêmica da supervisão de proteção radiológica em radioterapia no Brasil. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v.11, n. 2, 2017.
[10] SANTOS, D. M dos, FERREIRA, B. J. BATISTA, N. A. A formação para a prática do tecnólogo em radiologia. INOVAE - Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation, Volume 4, Número 1, São Paulo, 2016.
[6]BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=68571:cursos-de-educacao-profissional-tecnologica-de-graduacao-e-pos-graduacao>. Acesso em: 11 mai de 2019.
[7] Brasil. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Catálogo Nacional De Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7237-catalogo-nacioanl-cursos-superiores-tecnologia-2010&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 Set 2019.
[8] BOLOGNESI, L., TETSUGE, M do V., Radiologia, Revista Eletrônica Saúde: Pesquisa e Reflexões, Volume 2, 2012. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/sites/publicacaofmr/pdf/sau/ENTR_%20Leandro_Marjorie.pdf. Acesso em: 21 Set 2019.
[9] CONTER. Resolução CONTER Nº 2 DE 04/05/2012. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=241373>. Acesso em: 21 Set 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/