Proposal for a professional qualification course in radiation protection to obtain the registration of Radiation Protection Supervisor to work at teaching and research laboratories

Proposta de curso de qualificação profissional em proteção radiológica para obtenção do registro de Supervisor de Proteção Radiológica para atuar em laboratórios de ensino e pesquisa

Autores

  • JORGE NASCIMENTO Radiônica ,
  • Fernando Barcellos Razuck Instituto de Radioproteção e Dosimetria image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2022.1932

Palavras-chave:

curso de qualificação profissional, proteção radiológica, supervisor de proteção radiológica, laboratório de ensino e pesquisa, norma CNEN NN 6.01.

Resumo

De acordo com a Norma CNEN NN 6.01, visando o registro profissional para preparação, uso e manuseio de fontes radioativas no ensino e pesquisa (T&R), o candidato deve apresentar à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além do registro profissional ou diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e o requerimento de matrícula, comprovante de curso de proteção radiológica, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta e um relato de experiência de um curso de formação. O curso, desenvolvido em conjunto com a reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/campus Cascavel, foi direcionado a 12 profissionais (professores e técnicos dos cursos de Química e Biologia), e realizado no Laboratório de Equipamentos Finos, em 2020. Após o treinamento, os indivíduos foram cadastrados para preparo, uso e manuseio de fontes radioativas com toda a documentação proposta na Norma NN6.01 para obtenção do registro e título de Supervisor de Proteção Radiológica nas instituições de T&R expedidas pela CNEN. Com esta certificação, o profissional terá um registro válido por 05 anos em instalações de baixo risco, classificadas conforme a Norma NN 6.02. Entende-se que o curso de qualificação profissional, com o objetivo de ser certificado pela CNEN, é de grande importância para as instituições de T&R que utilizam material radioativo, tendo em vista a falta de profissionais qualificados, podendo ser aplicado em outras instituições de T&R.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

GONÇALVES, G. L.; DELGADO, J. U.; RAZUCK, F. B. The use of Augmented Reality for the teaching of dosimetry and metrology of ionizing radiation at IRD. J. Phys.: Conf. Ser., 1826 012041, 2021.

DELLAMANO, J. C. ; VICENTE, R. Gestão de rejeitos radioativos em laboratórios de pesquisa-problemas e soluções. IPEN, 2011.

PAÚRA, C. L.; DANTAS, A. L. A.; DANTAS, B. M. Levantamento de dados sobre radioproteção e segurança de fontes em laboratórios de pesquisa. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 7, p. 166-169, 2005.

CNEN. Instalações de Ensino e Pesquisa Autorizadas. Disponível em : <http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/cons-ent-prof/lst-entidades-aut-cert.asp?p_ent=06&d=Laborat%F3rio%20de%20Pesquisa>Acesso em : 20 de dezembro de 2021.

CNEN. Normas para Instalações Radiativas. NORMA CNEN NN 6.01. Requisitos para o registro de pessoas físicas para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas. Resolução CNEN 005/99, 1999.

CNEN. Certificação e Registro de Pessoas. NORMA CNEN NN 7.01. Certificação da qualificação de supervisores de proteção radiológica. Resolução CNEN 194/16, 2016.

Downloads

Publicado

04-12-2022

Edição

Seção

INAC 2021_XV ENAN

Como Citar

Proposal for a professional qualification course in radiation protection to obtain the registration of Radiation Protection Supervisor to work at teaching and research laboratories: Proposta de curso de qualificação profissional em proteção radiológica para obtenção do registro de Supervisor de Proteção Radiológica para atuar em laboratórios de ensino e pesquisa. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 10, n. 3B (Suppl.), 2022. DOI: 10.15392/2319-0612.2022.1932. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/1932. Acesso em: 17 jul. 2025.