Critical Velocity Experimental Assessment in Flat Plate Fuel Element for Nuclear Research Reactor
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v10i3.2051Palavras-chave:
Critical velocity, plate fuel element, channel blockage, nuclear reactorResumo
Placas revestidas de alumínio, contendo um cerne de siliceto de urânio (U3Si2) dispersa em uma matriz de alumínio, são comumente usadas nos elementos combustíveis dos Reatores de Teste de Materiais (MTRs). Esses elementos combustíveis são tipicamente compostos por canais estreitos formados por placas planas paralelas, que permitem o fluxo de refrigerante para remover o calor das reações de fissão. É importante mencionar que a espessura das placas é muito menor que sua largura e altura. As altas taxas de fluxo necessárias para garantir o resfriamento eficiente do elemento combustível podem causar falhas mecânicas na placa combustível devido à instabilidade induzida pelo fluxo nos canais. No caso de velocidade crítica, deflexões permanentes excessivas dessas placas podem causar o bloqueio dos canais de fluxo e levar ao superaquecimento. Uma instalação experimental que simula um elemento combustível tipo placa com três canais de refrigeração foi desenvolvida para este trabalho. As dimensões da seção de testes foram baseadas no projeto do Elemento Combustível do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto coordenado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Experimentos foram realizados para atingir a condição de velocidade crítica de Miller. Esta condição crítica foi atingida a 14,5 m/s levando à consequente deformação plástica das placas de combustível.
Downloads
Referências
. W. M. TORRES et. al., “A MTR Fuel Element Flow Distribution Measurement Pleminary Results,” (2003); https://www.rertr.anl.gov/RERTR25/HTML/Torres.html
. A. J. A. CASTRO and D. A. ANDRADE, “Experimental Investigation Of Critical Velocity In Fuel Element For The RMB Reactor”, presented at 17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, Águas de Lindóia, SP, Brazil November 25-28, (2018);
. D. R. MILLER, “Critical Flow Velocities for Collapse of Reactor Parallel-Plate Fuel Assemblies,” J. Eng. Power, 82(2):83-91, (1960); https://doi.org/10.1115/1.3672746
. A. J. A. Castro, “Experimental Analysis of Critical Velocity in Flat Plate Fuel Element for Nuclear Research Reactors,” Ph.D. thesis, IPEN, Univ. São Paulo, São Paulo, Brazil 2017 (in Portuguese)
. R. D. GRONINGER and J. J. KANE, “Flow induced deflections of parallel flat plates,” Nuclear Engineering and Design, 16:218-226, (1963); https://doi.org/10.13182/NSE63-A26503
. R. SCAVUZZO, “Hydraulic Instability of Flat Parallel-Plate Assemblies,” Nuclear Engineering and Design, 21:463-472 (1965); https://doi.org/10.13182/NSE65-A18790
. G. SMISSAERT, “Static and Dynamic Hydroelastic Instabilities in MTR-Type Fuel Elements Part I. Introduction and Experimental Investigation,” 7(6):535-546 (1968); https://doi.org/10.1016/0029-5493(68)90103-9
. M. HO, G. HONG and A. N. F. MACK, “Experimental Investigation of Flow-Induced Vibration In a Parallel Plate Reactor Fuel Assembly,” presented at the 15th Australian Fluid Mechanics Conference, Sydney, Australia, Dec. 13-17, 2004.
. IAEA, “Research Reactor Core Conversion from the Use of Highly Enriched Uranium to the Use of Low Enriched Uranium Fuels Guidebook,” IAEA Physics Section, Vienna, Austria, IAEA-TECDOC-233, Aug. 1988.
. G. KIM and D. C. DAVIS, “Hydraulic instabilities in flat-plate type fuel assemblies,” Nuclear Engineering and Design, 158(1):1-17 (1995); https://doi.org/10.1016/0029-5493(95)01023-B
. J. E. R. SILVA, “Concepção do elemento combustível do RMB,” IPEN, Brazil, RMB-10300-002-00, Fev. 2011 (in Portuguese)
. J. E. R. SILVA, “Descrição do projeto de concepção do núcleo, componentes, estruturas e instalações associadas ao núcleo do Reator Multipropósito Brasileiro- RMB, IPEN, Brazil, RMB-N01-00-PC-10300-RD-006-Revisão 0B, Aug. 2013 (in Portuguese)
. C. A. OLIVEIRA and and M. MATTAR NETO, “Flow velocity calculation to avoid instability in a Typical Research Reactor Core,” presented at International Nuclear Atlantic Conference, Belo Horizonet, Brazil, 2011.[Online] Available: https://inis.iaea.org/search/search.aspx?orig_q=RN:43050775 Accessed on: Jan. 17, 2022.
. P. JENSEN and W. R. MARCUM, “Predicting critical flow velocity leading to laminate plate collapse- flat plates,” Nuclear Engineering and Design, 267:71-87 (2014); https://doi.org/10.1016/j.nucengdes.2013.11.071
. J. G. MANTECÓN and M. MATTAR NETO, “Numerical methodology for fluid-structure interaction analysis of nuclear fuel plates under axial flow conditions,” Nuclear Engineering and Design, 333:78-86 (2018); https://doi.org/10.1016/j.nucengdes.2018.04.009
. J. G. MANTECÓN and M. MATTAR NETO, “Numerical investigation on the effects of geometric deviations and materialsproperties on flow-induced deflections of fuel plates,” Annals of Nuclear Energy, 140: 107118( 2020); https://doi.org/10.1016/j.anucene.2019.107118.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/