Critical Velocity Experimental Assessment in Flat Plate Fuel Element for Nuclear Research Reactor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v10i3.2051

Palavras-chave:

Critical velocity, plate fuel element, channel blockage, nuclear reactor

Resumo

Placas revestidas de alumínio, contendo um cerne de siliceto de urânio (U3Si2) dispersa em uma matriz de alumínio, são comumente usadas nos elementos combustíveis dos Reatores de Teste de Materiais (MTRs). Esses elementos combustíveis são tipicamente compostos por canais estreitos formados por placas planas paralelas, que permitem o fluxo de refrigerante para remover o calor das reações de fissão. É importante mencionar que a espessura das placas é muito menor que sua largura e altura. As altas taxas de fluxo necessárias para garantir o resfriamento eficiente do elemento combustível podem causar falhas mecânicas na placa combustível devido à instabilidade induzida pelo fluxo nos canais. No caso de velocidade crítica, deflexões permanentes excessivas dessas placas podem causar o bloqueio dos canais de fluxo e levar ao superaquecimento. Uma instalação experimental que simula um elemento combustível tipo placa com três canais de refrigeração foi desenvolvida para este trabalho. As dimensões da seção de testes foram baseadas no projeto do Elemento Combustível do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), projeto coordenado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Experimentos foram realizados para atingir a condição de velocidade crítica de Miller. Esta condição crítica foi atingida a 14,5 m/s levando à consequente deformação plástica das placas de combustível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

. W. M. TORRES et. al., “A MTR Fuel Element Flow Distribution Measurement Pleminary Results,” (2003); https://www.rertr.anl.gov/RERTR25/HTML/Torres.html

. A. J. A. CASTRO and D. A. ANDRADE, “Experimental Investigation Of Critical Velocity In Fuel Element For The RMB Reactor”, presented at 17th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, Águas de Lindóia, SP, Brazil November 25-28, (2018);

. D. R. MILLER, “Critical Flow Velocities for Collapse of Reactor Parallel-Plate Fuel Assemblies,” J. Eng. Power, 82(2):83-91, (1960); https://doi.org/10.1115/1.3672746

. A. J. A. Castro, “Experimental Analysis of Critical Velocity in Flat Plate Fuel Element for Nuclear Research Reactors,” Ph.D. thesis, IPEN, Univ. São Paulo, São Paulo, Brazil 2017 (in Portuguese)

. R. D. GRONINGER and J. J. KANE, “Flow induced deflections of parallel flat plates,” Nuclear Engineering and Design, 16:218-226, (1963); https://doi.org/10.13182/NSE63-A26503

. R. SCAVUZZO, “Hydraulic Instability of Flat Parallel-Plate Assemblies,” Nuclear Engineering and Design, 21:463-472 (1965); https://doi.org/10.13182/NSE65-A18790

. G. SMISSAERT, “Static and Dynamic Hydroelastic Instabilities in MTR-Type Fuel Elements Part I. Introduction and Experimental Investigation,” 7(6):535-546 (1968); https://doi.org/10.1016/0029-5493(68)90103-9

. M. HO, G. HONG and A. N. F. MACK, “Experimental Investigation of Flow-Induced Vibration In a Parallel Plate Reactor Fuel Assembly,” presented at the 15th Australian Fluid Mechanics Conference, Sydney, Australia, Dec. 13-17, 2004.

. IAEA, “Research Reactor Core Conversion from the Use of Highly Enriched Uranium to the Use of Low Enriched Uranium Fuels Guidebook,” IAEA Physics Section, Vienna, Austria, IAEA-TECDOC-233, Aug. 1988.

. G. KIM and D. C. DAVIS, “Hydraulic instabilities in flat-plate type fuel assemblies,” Nuclear Engineering and Design, 158(1):1-17 (1995); https://doi.org/10.1016/0029-5493(95)01023-B

. J. E. R. SILVA, “Concepção do elemento combustível do RMB,” IPEN, Brazil, RMB-10300-002-00, Fev. 2011 (in Portuguese)

. J. E. R. SILVA, “Descrição do projeto de concepção do núcleo, componentes, estruturas e instalações associadas ao núcleo do Reator Multipropósito Brasileiro- RMB, IPEN, Brazil, RMB-N01-00-PC-10300-RD-006-Revisão 0B, Aug. 2013 (in Portuguese)

. C. A. OLIVEIRA and and M. MATTAR NETO, “Flow velocity calculation to avoid instability in a Typical Research Reactor Core,” presented at International Nuclear Atlantic Conference, Belo Horizonet, Brazil, 2011.[Online] Available: https://inis.iaea.org/search/search.aspx?orig_q=RN:43050775 Accessed on: Jan. 17, 2022.

. P. JENSEN and W. R. MARCUM, “Predicting critical flow velocity leading to laminate plate collapse- flat plates,” Nuclear Engineering and Design, 267:71-87 (2014); https://doi.org/10.1016/j.nucengdes.2013.11.071

. J. G. MANTECÓN and M. MATTAR NETO, “Numerical methodology for fluid-structure interaction analysis of nuclear fuel plates under axial flow conditions,” Nuclear Engineering and Design, 333:78-86 (2018); https://doi.org/10.1016/j.nucengdes.2018.04.009

. J. G. MANTECÓN and M. MATTAR NETO, “Numerical investigation on the effects of geometric deviations and materialsproperties on flow-induced deflections of fuel plates,” Annals of Nuclear Energy, 140: 107118( 2020); https://doi.org/10.1016/j.anucene.2019.107118.

Publicado

18-09-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Critical Velocity Experimental Assessment in Flat Plate Fuel Element for Nuclear Research Reactor. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.15392/bjrs.v10i3.2051. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2051. Acesso em: 17 jul. 2025.