Espectro de Maxwell como Parâmetro para Verificar a Dose em Câncer Cerebral (Glioblastoma) por Terapia por Captura de Nêutrons pelo Boro (BNCT) Utilizando o Método de Monte Carlo
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2387Palavras-chave:
BNCT, Maxwell, MCNP, Dose, NêutronResumo
Para avaliar a eficiência do tratamento com terapia por captura de nêutron (BNCT) em glioblastoma multiforme, é necessário avaliar o impacto do feixe de nêutron na célula tumoral e encontrar melhores resultados para que o tratamento com BNCT seja viável. O glioblastoma multiforme é um dos tumores mais letais e a radioterapia convencional é quase ineficaz para este tipo de tumor. Entre várias abordagens para descrever o procedimento e o espectro de nêutrons, foi utilizado o espectro de Maxwell na região de nêutrons epitérmicos. Para isso, foi utilizado T=0,0025 MeV para descrever este espectro. O software MCNP foi utilizado para simular um tratamento BNCT utilizando o espectro de Maxwell para descrever a fonte de nêutrons. O usuário forneceu as quantidades de interesse, tais como a fluência e a dose. Estas são quantidades extremamente importantes para descrever um protocolo de planeamento BNCT. Uma concentração de 30 ppm de Boro-10 foi simulada no tumor. Os dados de saída fornecem valores normalizados. Foi necessário efetuar algumas operações matemáticas para obter valores mais próximos da realidade. Assim, obteve-se uma dose de 32 Gy para o espectro de Maxwell descrito com T=0,0025 MeV e uma fluência de nêutrons de 1,5 x 1012 n/cm². Os valores calculados com base na simulação em MCNP5 descrita por uma fonte de neutrões epitérmica obedecendo a uma função Maxwelliana, estavam de acordo com os valores de referência da literatura.
Downloads
Referências
DALLE. M. H., Considerações Sobre BNCT. Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, CNEN, Belo Horizonte, p. 1-6, 2014
SIQUEIRA P. T., YORIYAZ H., SHORTO J., CAVALIERI T. A. Princípios e aplicações da terapia por captura de nêutrons por boro. Revista Brasileira de Física Médica, São Paulo, 2019.
PEREIRA, M. A. Polietileno de ultra alto peso molecular como material de base para blindagens da radiação cósmica em aplicações aeroespaciais. 2013. 184f. PhD diss., Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias Espaciais)–Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2013..
EVERDOSA E.J.P., Efeito da Radiação Neutrônica em Compósitos de Polietileno com Carga de Carbono.. Dissertação Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. 2013
CHADWICK, M. B., et al. ENDF/B-VII. 0: next generation evaluated nuclear data library for nuclear science and technology. Nuclear data sheets 107, no. 12 2006.
BROWNELL, G. L.,ZAMENHOF R. G., MURRAY B. W., and WELLUM G. R.. Boron neutron capture therapy Therapy in Nuclear Medicine ed RB Spencer. New York: Grune and Stratton. 1978.
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. IAEA. Disponível em https://www.iaea.org/publications/6168/current-status-of-neutron-capture-therapy. Accessed on: 30 Oct. 2023.
LAMARSH, J. R., BARATTA, A. J., Atomic and Nuclear Physics In: HORTON M. J. (Ed). Introduction to nuclear engineering Upper Saddle River, NJ: Prentice hall. Vol. 3, p. 37. 2001.
MAUGHAN R. L. et al. The elemental composition of tumors: Kerma data for neutrons. Medical physics v. 24, n. 8, p. 1241-1244. 1997.
HENRIKSSON, R., et al. Boron neutron capture therapy (BNCT) for glioblastoma multiforme: a phase II study evaluating a prolonged high-dose of boronophenylalanine (BPA). Radiotherapy and Oncology, v. 88, n. 2, p. 183-191. 2008.
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. IAEA. Disponível em https://www.iaea.org/publications/15339/advances-in-boron-neutron-capture-therapy Accessed on: 30 Oct. 2023.
WATERS, L. S. MCNPX user’s manual. Los Alamos National Laboratory v. 124. 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/