Exame não destrutivo de uma escultura de madeira policromada do século XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2555

Palavras-chave:

Análise por Fluorescência de Raios X (XRF), Tomografia Computadorizada (CT), Radiografia Digital (DR), Escultura Policromada

Resumo

Este estudo investiga a avaliação de conservação de uma escultura policromada do século XVII de São Diego de Alcalá, cuja origem e oficina permanecem desconhecidas. Tradicionalmente caracterizada por elementos iconográficos específicos como pão e chaves, a estátua examinada se distancia dessas normas.   Iniciada pelo Mitra Diocesano em Duque de Caxias, a avaliação focou na integridade estrutural e na composição dos pigmentos da escultura.  Utilizando técnicas de Tomografia Computadorizada (TC), Radiografia Digital (DR) e Fluorescência de Raios X (XRF), a escultura passou por uma análise abrangente.   Equipamentos portáteis, como o tubo de raios X ICM CP120B e o detector de painel plano DXR 250U-W, facilitaram tanto as varreduras de TC quanto de DR. A varredura de TC foi segmentada devido às limitações do tamanho do detector, utilizando um tubo de raios X de 80 kV e 1 mA para capturar 360 imagens por segmento. A análise de XRF concentrou-se em 12 pontos específicos, utilizando o Tracer III-SD da Bruker com um tubo de raios X de alvo de ródio e um detector de silício, operando a 40 kV e 35 µA por 60 segundos por ponto.  As técnicas de imagem revelaram imperfeições, restaurações e detalhes estruturais, incluindo enchimentos de alta densidade e pregos embutidos na escultura.  A análise de XRF identificou elementos característicos de pigmentos históricos, juntamente com indicações de restaurações mais recentes, possivelmente envolvendo pigmentos do século XX.  Essas descobertas enriquecem significativamente a compreensão e as estratégias de conservação desta obra de arte religiosa, oferecendo insights valiosos sobre sua história de construção e restauração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ísis Verona Nascimento da Silva Franzi, UFRJ/COPPE/LIN

    UFRJ/COPPE/LIN - PhD Student.

  • Josiane Emerich Cavalcante, UFRJ/COPPE/LIN

    UFRJ/COPPE/LIN - PhD Student.

  • Elaine Tavares de Gusmão, D'Gusmão Conservação e Restauração de Obras de Arte

    D' Gusmão Conservação e Restauração de Obras de Arte: 

    Conservator-restorer

  • Anderson Gomes de Paula, UFRJ/COPPE/LIN

    UFRJ/COPPE/LIN - Postdoctoral researcher in Nuclear Engineering

  • Olga Maria Oliveira de Araújo, UFRJ/COPPE/LIN

    UFRJ/COPPE/LIN - Postdoctoral researcher in Nuclear Engineering

  • Ricardo Tadeu Lopes, UFRJ/COPPE/LIN

    UFRJ/COPPE/LIN - Researcher and professor in nuclear engineering

  • Davi Ferreira de Oliveira, UFRJ/COPPE/LIN

    UFRJ/COPPE/LIN - Researcher and professor in nuclear engineering

Referências

[1] VEGA, L. de; CASE, T. E. San Diego de Alcalá. [S.l.]: Edition Reichenberger, 1988.

[2] CASE, T. The year 1588 and San Diego de Alcal´a. 1988. Available in: ⟨https://sandiegohistory.org/journal/1988/january/year1588/⟩.

[3] ROBSON, M. J. The Franciscans in the Middle Ages. [S.l.]: Boydell Press, 2006. v. 1.

[4] CASE, T. E. La historia de San Diego de Alcalá: su vida, su canonizaci´on y su legado. [S.l.]: Universidad de Alcalá Servicio de Publicaciones, 1998. v. 4.

[5] CASE, T. La historia de San Diego de Alcalá. Su vida, su canonizacion y su legado. 1999. Available in: ⟨https://sandiegohistory.org/journal/1999/october/alcala-2/⟩.

[6] CALZA, C. et al. Analysis of sculptures using xrf and x-ray radiography. Radiation Physics and Chemistry, Elsevier, v. 116, p. 326–331, 2015.

[7] OLIVEIRA, R. et al. Analysis of a wooden statue by non-destructive x-ray techniques. X-Ray Spectrometry, Wiley Online Library, v. 52, n. 6, p. 312–322, 2023.

[8] CID, H.; CARRASCO-NU´N˜EZ, G.; MANEA, V. Improved method for effective rock microporosity estimation using x-ray microtomography. Micron, Elsevier, v. 97, p. 11–21, 2017.

[9] MACHADO, A. et al. Archeological ceramic artifacts characterization through computed microtomography and x-ray fluorescence. X-Ray Spectrometry, Wiley Online Library, v. 46, n. 5, p. 427–434, 2017.

[10] VIGORELLI, L. et al. X-ray imaging investigation on the gilding technique of an ancient Egyptian taweret wooden statuette. Journal of Imaging, MDPI, v. 7, n. 11, p. 229, 2021.

[11] ALBERTIN, F. et al. X-ray computed tomography in situ: an opportunity for museums and restoration laboratories. Heritage, MDPI, v. 2, n. 3, p. 2028–2038, 2019.

[12] BECKHOFF, B. et al. Handbook of practical X-ray fluorescence analysis. [S.l.]: Springer Science & Business Media, 2007.

[13] SILVEIRA, P.; FALCADE, T. Applications of energy dispersive x-ray fluorescence technique in metallic cultural heritage studies. Journal of Cultural Heritage, Elsevier, v. 57, p. 243–255, 2022.

[14] ALVES, N. A arte da talha no porto na época barroca. (artistas e clientela. materiais e técnica), Câmara Municipal do Porto. Arquivo Histórico, Porto, 1989.

[15] PINTURA, A. da. Symmetria, e perspectiva. Composta por Philippe Nunes. Fac-simile da edição de, v. 1615.

[16] CLARK, R. J. Pigment identification by spectroscopic means: an arts/science interface. Comptes Rendus Chimie, Elsevier, v. 5, n. 1, p. 7–20, 2002.

[17] GRYGAR, T. et al. Analysis of earthy pigments in grounds of baroque paintings. Analytical and Bioanalytical Chemistry, Springer, v. 375, p. 1154–1160, 2003.

[18] CALZA, C. et al. X-ray microfluorescence with synchrotron radiation applied in the analysis of pigments from ancient Egypt. Applied Physics A, Springer, v. 90, p. 75–79, 2008.

[19] FRANCESCHI, E.; LOCARDI, F. Strontium, a new marker of the origin of gypsum in cultural heritage? Journal of Cultural Heritage, Elsevier, v. 15, n. 5, p. 522–527, 2014.

[20] COLOURLEX. Colourlex. 2023. Accessed: May 2023. Available in: ⟨https://colourlex.com⟩.

[21] GAC, A. L.; PESSANHA, S.; CARVALHO, M. L. de. Application of energy dispersive x-ray fluorescence spectrometry to polychrome terracotta sculptures from the Alcobaça Monastery, Portugal. Conservar Patrimônio, Associação Profissional de Conservadores Restauradores de Portugal, n. 20, p. 35–51, 2014.

[22] DUBE, R. The extraction of lead from its ores by the iron-reduction process: A historical perspective. JOM, Springer, v. 58, n. 10, p. 18–23, 2006.

[23] PALERO-FERNA´NDEZ, F.; MART´IN-IZARD, A. Trace element contents in galena and sphalerite from ore deposits of the Alcudia valley mineral field (eastern Sierra Morena, Spain). Journal of Geochemical Exploration, Elsevier, v. 86, n. 1, p. 1–25, 2005.

[24] PALLADINO, N. et al. An analytical survey of zinc white historical and modern artists’ materials. Heritage Science, Springer, v. 12, n. 1, p. 47, 2024.

[25] PICOLLO, M. et al. Modern white pigments: their identification by means of noninvasive ultraviolet, visible, and infrared fiber optic reflectance spectroscopy. In: Modern Paints Uncovered: Proceedings from the Modern Paints Uncovered Symposium, May 16–19, 2006, Tate Modern, London. Getty Conservation Institute Symposium Proceedings Series. [S.l.], 2007. p. 129–139.

[26] O’BRIEN, W. A study of lithopone. The Journal of Physical Chemistry, ACS Publications, v. 19, n. 2, p. 113–144, 2002.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

Exame não destrutivo de uma escultura de madeira policromada do século XVII. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 12, n. 4A (Suppl.), p. e2555, 2025. DOI: 10.15392/2319-0612.2024.2555. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2555. Acesso em: 17 jul. 2025.