Íons e Metais em amostras de Poliestireno pela Técnica de Fluorescência de Raios X
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2605Palavras-chave:
microplásticos, FRXDE, elementos químicos, vida marinhaResumo
Os plásticos são um dos poluentes mais comuns e persistentes nas águas oceânicas e nas praias de todo o mundo, causando efeitos nocivos na biota marinha. A composição destes plásticos inclui principalmente o polietileno (PE) e o poliestireno (PS). O ambiente marinho é afetado de várias formas e, em casos extremos, podem surgir doenças entre os seres vivos que consomem frutos do mar devido a contaminantes (como os aditivos tóxicos) presentes na composição do plástico. Especificamente, o objetivo da presente investigação é analisar íons e metais em amostras de PE e PS expostas na região de Jurujuba (Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil) por diferentes períodos, utilizando a técnica analítica de Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (FRXDE). Essa análise ajudará a identificar metais tóxicos presentes nessas composições poliméricas, bem como metais adsorvidos na superfície dos plásticos, contribuindo para a definição de medidas de combate a esse problema. As amostras (em triplicata) foram divididas em três grupos: I) Padrão: amostra disponível comercialmente; II) Controle: amostra exposta apenas à água ultrapura, no escuro com temperatura controlada de 25 graus Celsius; III) Amostras expostas em Jurujuba (Baía de Guanabara). Este estudo faz parte de um projeto de investigação mais vasto “Reforço das capacidades em ambientes marinhos e costeiros utilizando técnicas nucleares e isotópicas” (IAEA/ARCAL: RLA7025). Estes resultados enfatizam a toxicidade da poluição marinha, e mostram que os polímeros PE e PS podem atuar como transportadores de poluentes entre ecossistemas.
Downloads
Referências
[1] Moore, C., “Synthetic polymers in the marine environment: A rapidly increasing, long-term threat,” Environmental Research, vol. 108, pp. 131–139 (2008).
[2] Andrady, A., “The plastic in microplastics: A review,” Marine Pollution Bulletin, vol. 119, pp. 12-22 (2017).
[3] Philip J. Potts, et al., “Atomic spectrometry update. X-ray fluorescence spectrometry,” Journal of Analytical Atomic Spectrometry, vol. 1, pp. 1397–1419 (2004).
[4] “DPPMCA Display & Acquisition Software,” https://www.amptek.com/software/dp5 digital-pulse-processor-software/dppmca-display-acquisition-software (2019).
[5] Wang X., et al., “EGCG Enhances Cisplatin Sensitivity by Regulating Expression of the Copper and Cisplatin Influx Transporter CRT1 in Ovary Cancer,” PLOS ONE, (2015).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Thales Zanin dos Santos de Oliveira, Cibele Bugno Zamboni, Bárbara Barroso Issa Cardozo, João Paulo de Sá Felizardo, Roberto Meigikos dos Anjos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/