Dissemination of information in nuclear sciences and public acceptance of irradiated foods in Basic Education
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2681Palavras-chave:
tecnologia nuclaear, alimentos irradiados, Símbolo RaduraResumo
Os avanços tecnológicos, como o uso de alimentos irradiados, visam melhorar a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar da sociedade. A irradiação de alimentos é uma tecnologia consolidada e eficaz para conservação e desinfecção de alimentos, preservando a qualidade e as propriedades nutricionais. A falta de informação adequada sobre as ciências nucleares pode levar à resistência na sua aceitabilidade. Preconceitos e desinformação levam a sociedade a associar as técnicas nucleares aos efeitos negativos para a saúde e o meio ambiente. A recente reforma da Base Nacional Comum Curricular privilegia a interdisciplinaridade e oportuniza a inserção das ciências nucleares nas escolas. Temas cruciais para o desenvolvimento nacional, como Ciência e Tecnologia, assim como Educação Alimentar e Nutricional, passam a ser temas obrigatórios nas escolas. Considerando o vasto conteúdo disponível na Internet, com canais de comunicação direta com os jovens, este estudo teve por objetivo analisar o conhecimento prévio sobre ciências nucleares, em especial a irradiação de alimentos, entre alunos do Ensino Fundamental II, de uma renomada escola particular de São Paulo. A pesquisa junto grupos de alunos permite identificar atuais lacunas e necessidades específicas para a elaboração de ações futuras para o combate à desinformação. Os resultados apresentam uma percepção paradoxal dos alunos do fundamental II, cujo conhecimento prévio é fragmentado e descontextualizado. Entretanto, a pesquisa demonstra que os alunos são receptivos a novos aprendizados, tendem a apoiar o avanço tecnológico nacional, incluindo as ciências nucleares, e a oferta de informação de qualidade, em um ambiente formal de aprendizagem, pode instigar o pensamento crítico, reformular opiniões e contribuir para a aceitabilidade das aplicações pacíficas da tecnologia nuclear.
Downloads
Referências
[1] PASTURA, V. et al. Perspectivas Dialógicas Sobre a Energia Nuclear: (Des)Informação com Vista à Agenda 2030. In X Congresso Nacional de Educação (CONEDU 2024), Fortaleza, 2024.
[2] ROBERTS, P. B. The Safety and Nutritional Adequacy of Irradiated Foods. In: Encyclopedia of Food Safety. Second Edi ed. [s.l.] Elsevier, 2024. v. 3p. 612–620.
[3] BHATNAGAR, P. et al. Impact of irradiation on physico-chemical and nutritional properties of fruits and vegetables: A mini review. Heliyon, v. 8, n. 10, p. e10918, out. 2022.
[4] LEVY, D.; SORDI, G. M. A. A.; VILLAVICENCIO, A. L. C. H. Irradiação de alimentos no Brasil: revisão histórica, situação atual e desafios futuros. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 8, n. 3, p. 1–16, 2020.
[5] D’SOUZA, C. et al. Consumer acceptance of irradiated food and information disclosure – A retail imperative. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 63, 1 nov. 2021.
[6] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018.
[7] BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasilia, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf (acesso em 26 de fevereiro de 2025)
[8] LEVY, D. S.; SORDI, G. M. A. A.; VILLAVICENCIO, A. L. C. H. Construindo pontes entre ciência e sociedade: divulgação científica sobre irradiação de alimentos. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 6, n. 1, p. 1–13, 28 jan. 2018.
[9] PORTAL FIOCRUZ. Diagnóstico da Divulgação da Ciência na América Latina. Brasilia, 2018. Disponível em https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/diagnostico-apresenta-mapeamento-da-divulgacao-cientifica-na-america-latina (acesso em 26 de fevereiro de 2025)
[10] AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001. Aprova o regulamento técnico para irradiação de alimentos. Brasilia, 2001.
[11]HKOURY, H.J.; LEVY D. (ORG). Investigando as Aplicações da Radioatividade: Curiosidades sobre diferentes áreas de atuação para inspirar professores e jovens pesquisadores. Editora Recanto das Letras. São Paulo, 2021.
[12] LEVY, DENISE; VILLAVICENCIO, ANNA L. A mega master interessante vida de uma manga irradiada. São Paulo, SP: Recanto das Letras, 2022.
[13] BARROS, JOAO P.A. de A. et al. Aplicação da radiação ionizante em resíduos agroindustriais. In 18th Congreso Argentino de Ciencia y Tecnologia de Alimentos. Buenos Aires, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Denise Levy, Viviane Benedetti, João Pedro Barros, Anna Lucia Villavicencio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/