Visita Virtual ao Reator de Pesquisa IPEN/MB-01
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2771Palavras-chave:
ambiente virtual educacional, reator nuclear IPEN/MB-01, Unreal Engine, divulgação científica, modelagem 3DResumo
O mundo enfrenta atualmente um desafio significativo devido à disseminação generalizada de desinformação, agravada pela falta de estratégias eficazes para combatê-la. O setor nuclear é particularmente afetado por esse fenômeno, uma vez que grande parte do público conhece muito pouco ou nada sobre reatores nucleares, energia nuclear e tecnologia nuclear, tornando-se vulnerável a informações falsas. A pandemia de Covid-19, aliada às dinâmicas sociais modernas, destacou esse problema contemporâneo. Além disso, forçou a migração de todas as atividades para o ambiente online, o que foi prejudicial em termos de propagação de desinformação, mas também criou oportunidades educacionais. Este artigo concentra-se na metodologia e no desenvolvimento de um ambiente virtual 3D do reator IPEN/MB-01, uma etapa inicial de um projeto educacional mais amplo que inclui um tour guiado virtual e ambientes educacionais virtuais do mesmo reator. O objetivo é utilizar a educação como método para prevenir a aceitação de desinformação no campo nuclear pelos estudantes ("prebunking"), além de ampliar o acesso para alunos distantes das instalações da CNEN e para escolas com restrições de visita devido à idade dos estudantes. O trabalho prioriza uma abordagem realista, uma vez que a literatura recente apoia a noção de que ambientes de realidade virtual altamente imersivos melhoram os resultados de aprendizagem. O ambiente virtual final serve como base para o desenvolvimento de projetos diversos, cada um com um foco ou abordagem educacional específica. Adicionalmente, a metodologia descrita aqui pode ser facilmente adaptada a diferentes reatores ou instalações, permitindo que instituições criem seus próprios ambientes virtuais educacionais.
Downloads
Referências
[1] BORNMANN, L.; HAUNSCHIL, R.; MUTZ, R. Growth rates of modern science: a latent piecewise growth curve approach to model publication numbers from established and new literature databases. Humanities and Social Sciences Communications, Online, v. 8, n. 1, 2021.
[2] VAN RAAN, A. Advanced bibliometric methods for the evaluation of universities. Scientometrics, Budapest, v. 45, n. 3, p. 417-423, 1999.
[3] NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING, AND MEDICINE. Communicating Science Effectively: A Research Agenda. Washington, D.C.: National Academies Press, 2017. p. 152. ISBN 9780309451055.
[4] KHAN, M. L.; IDRIS, I. K. Recognise misinformation and verify before sharing: a reasoned action and information literacy perspective. Behaviour & Information Technology, United Kingdom, v. 38, n. 12, p. 1194-1212, 2019.
[5] WEST, J. D.; BERGSTROM, C. T. Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 118, n. 15, 2021.
[6] PETER, C.; KOCH, T. When Debunking Scientific Myths Fails (and When It Does Not). Science Communication, v. 38, n. 1, p. 3-25, 2015.
[7] HO, Shirley S.; KRISTIANSEN, Silje. Environmental Debates over Nuclear Energy: Media, Communication, and the Public. Environmental Communication, vol. 13, no. 4, p. 431-439, 9 Apr. 2019.
[8] KIM, Younghwan; KIM, Minki; KIM, Wonjoon. Effect of the Fukushima nuclear disaster on global public acceptance of nuclear energy. Energy Policy, vol. 61, p. 822-828, Oct. 2013.
[9] VISSCHERS, Vivianne H. M.; SIEGRIST, Michael. How a Nuclear Power Plant Accident Influences Acceptance of Nuclear Power: Results of a Longitudinal Study Before and After the Fukushima Disaster. Risk Analysis, vol. 33, no. 2, p. 333-347, 4 July 2012.
[10] HO, Shirley S. et al. Exploring public perceptions of benefits and risks, trust, and acceptance of nuclear energy in Thailand and Vietnam: A qualitative approach. Energy Policy, vol. 127, p. 259-268, Apr. 2019.
[11] LAATO, S.; ISLAM, A. K. M. N.; ISLAM, M. N.; WHELAN, E. What drives unverified information sharing and cyberchondria during the COVID-19 pandemic? European Journal of Information Systems, v. 29, n. 3, p. 299-305, 2020.
[12] IPEN - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Programa de visitas técnicas ao IPEN estão suspensas. Available at: https://web.archive.org/web/20240730183934/https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=38&campo=13915. Acessed on: 30 jul. 2024.
[13] INNOCENTE, C.; ULRICH, L.; MOOS, S; VEZZETTI, E. A framework study on the use of immersive XR technologies in the cultural heritage domain. Journal of Cultural Heritage, France, vol. 62, p. 268-283, 2023.
[14] MARKS, B.; THOMAS, J. Adoption of virtual reality technology in higher education: an evaluation of five teaching semesters in a purpose-designed laboratory. Education and Information Technologies, 2021.
[15] LAMPROPOULOS, G.; KINSHUK. Virtual reality and gamification in education: a systematic review. Educational technology research and development, 19 Mar. 2024.
[16] HAMILTON, D.; MCKECHNIE, J.; EDGERTON, E.; WILSON, C. Immersive virtual reality as a pedagogical tool in education: a systematic literature review of quantitative learning outcomes and experimental design. Journal of Computers in Education, 11 July 2020.
[17] JENSEN, L; KONRADSEN, F. A review of the use of virtual reality head-mounted displays in education and training. Education and Information Technologies, v. 23, n. 4, p. 1515-1529, 2017.
[18] SANKARANARAYANAN, G.; WOOLEY, L.; HOGG, D.; DOROZHKIN, D.; OLASKY, J.; CHAUHAN, S.; FLESHMAN, J. W.; DE, S.; SCOTT, D.; JONES, D. B. Immersive virtual reality-based training improves response in a simulated operating room fire scenario. Surgical Endoscopy, vol. 32, no. 8, p. 3439-3449, 25 Jan. 2018.
[19] YOGANATHAN, S.; FINCH, D. A.; PARKIN, E.; POLLARD, J. 360° virtual reality video for the acquisition of knot tying skills: A randomised controlled trial. International Journal of Surgery, vol. 54, p. 24-27, June 2018.
[20] ÇALISKAN, O. Virtual field trips in education of earth and environmental sciences. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 15, p. 3239-3243, 2011.
[21] SATU, P.; JARI, L.; HANNA, K.; TOMI, P.; MARJA, L.; TUISKU-TUULI, S. Virtual-Reality training solutions for nuclear power plant field operators: A scoping review. Progress in Nuclear Energy, vol. 169, p. 105104, Apr. 2024.
[22] ALVES, A.; HERITAGE, E.; SMITH, M. ADEPT – Virtual Reality Visualization of Dose Rate Fields for Dose and Decommissioning Planning. In: WM2025 Conference, March 2025, Phoenix, AZ, USA. WM2025 Conference. Mar. 2025.
[23] GELAUTZ, P.; BREITINGER, M.; CRAIG, B; LIU, Y. Y.; EDGE, E. Virtual Reality for Transport Emergency Response Training. In: WM2025 Conference, March 2025, Phoenix, AZ, USA. WM2025 Conference. Mar. 2025.
[24] SILVA, L. G. M. Visita virtual ao reator nuclear de pesquisa IEA-R1. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
[25] CNOP, A. C. Simulação virtual de visita técnica no reator argonauta para fins de divulgação científica. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares), Instituto de Engenharia Nuclear, Rio de Janeiro, 2016.
[26] IPEN - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Reator IEA-R1. Available at: https://web.archive.org/web/20200922071740/https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=729. Accessed on: 30 jul. 2024
[27] UMBEHAUN, P. E.; DE ANDRADE, D. A.; TORRES, W. M.; RICCI FILHO, W. IEA-R1 Nuclear Reactor: Facility Specification and Experimental Results, p. 30, 2015.
[28] ŠMID, A. Comparison of Unity and Unreal Engine. Bachelor Project Thesis (Computer Software Engineering and Management) – Faculty of Electrical Engineering, Czech Technical University in Prague, Prague, 2017.
[29] GAJEWSKI, S.; EL MAWAS, N.; HEUTTE, J. A Systematic Literature Review of Game Design Tools. In: 14TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION, 2022, Online Streaming. 14th International Conference on Computer Supported Education. [S. l.]: SCITEPRESS - Science and Technology Publications, 2022. p. 404-414.
[30] UNREAL ENGINE. Unreal® Engine End User License Agreement. 1998.Disponível em: https://www.unrealengine.com/pt-BR/eula-reference/unreal-pt-br Acesso em: 30 jul. 2024
[31] GONÇALVES, G.; COELHO, H.; MONTEIRO, P.; MELO, M.; BESSA, M. Systematic Review of Comparative Studies of the Impact of Realism in Immersive Virtual Experiences. ACM Computing Surveys, v. 55, n. 6, p. 1-36, 2022.
[32] IPEN - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Reator de Pesquisa IPEN-MB/01. Available at: https://web.archive.org/web/20220208182430/https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=723. Accessed on: 30 jul. 2024
[33] ROUSSOU, M. Learning by doing and learning through play. Computers in Entertainment, v. 2, n. 1, p. 10, 2004.
[34] DALGARNO, B; LEE, M. J. W. What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, v. 41, n. 1, p. 10-32, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Helio Coelho, Gaianê Sabundjian

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/