Visita Virtual ao Reator de Pesquisa IPEN/MB-01

Autores

  • Helio Coelho IPEN , Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares image/svg+xml
  • Gaianê Sabundjian IPEN , Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2771

Palavras-chave:

ambiente virtual educacional, reator nuclear IPEN/MB-01, Unreal Engine, divulgação científica, modelagem 3D

Resumo

O mundo enfrenta atualmente um desafio significativo devido à disseminação generalizada de desinformação, agravada pela falta de estratégias eficazes para combatê-la. O setor nuclear é particularmente afetado por esse fenômeno, uma vez que grande parte do público conhece muito pouco ou nada sobre reatores nucleares, energia nuclear e tecnologia nuclear, tornando-se vulnerável a informações falsas. A pandemia de Covid-19, aliada às dinâmicas sociais modernas, destacou esse problema contemporâneo. Além disso, forçou a migração de todas as atividades para o ambiente online, o que foi prejudicial em termos de propagação de desinformação, mas também criou oportunidades educacionais. Este artigo concentra-se na metodologia e no desenvolvimento de um ambiente virtual 3D do reator IPEN/MB-01, uma etapa inicial de um projeto educacional mais amplo que inclui um tour guiado virtual e ambientes educacionais virtuais do mesmo reator. O objetivo é utilizar a educação como método para prevenir a aceitação de desinformação no campo nuclear pelos estudantes ("prebunking"), além de ampliar o acesso para alunos distantes das instalações da CNEN e para escolas com restrições de visita devido à idade dos estudantes. O trabalho prioriza uma abordagem realista, uma vez que a literatura recente apoia a noção de que ambientes de realidade virtual altamente imersivos melhoram os resultados de aprendizagem. O ambiente virtual final serve como base para o desenvolvimento de projetos diversos, cada um com um foco ou abordagem educacional específica. Adicionalmente, a metodologia descrita aqui pode ser facilmente adaptada a diferentes reatores ou instalações, permitindo que instituições criem seus próprios ambientes virtuais educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

[1] BORNMANN, L.; HAUNSCHIL, R.; MUTZ, R. Growth rates of modern science: a latent piecewise growth curve approach to model publication numbers from established and new literature databases. Humanities and Social Sciences Communications, Online, v. 8, n. 1, 2021.

[2] VAN RAAN, A. Advanced bibliometric methods for the evaluation of universities. Scientometrics, Budapest, v. 45, n. 3, p. 417-423, 1999.

[3] NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES, ENGINEERING, AND MEDICINE. Communicating Science Effectively: A Research Agenda. Washington, D.C.: National Academies Press, 2017. p. 152. ISBN 9780309451055.

[4] KHAN, M. L.; IDRIS, I. K. Recognise misinformation and verify before sharing: a reasoned action and information literacy perspective. Behaviour & Information Technology, United Kingdom, v. 38, n. 12, p. 1194-1212, 2019.

[5] WEST, J. D.; BERGSTROM, C. T. Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 118, n. 15, 2021.

[6] PETER, C.; KOCH, T. When Debunking Scientific Myths Fails (and When It Does Not). Science Communication, v. 38, n. 1, p. 3-25, 2015.

[7] HO, Shirley S.; KRISTIANSEN, Silje. Environmental Debates over Nuclear Energy: Media, Communication, and the Public. Environmental Communication, vol. 13, no. 4, p. 431-439, 9 Apr. 2019.

[8] KIM, Younghwan; KIM, Minki; KIM, Wonjoon. Effect of the Fukushima nuclear disaster on global public acceptance of nuclear energy. Energy Policy, vol. 61, p. 822-828, Oct. 2013.

[9] VISSCHERS, Vivianne H. M.; SIEGRIST, Michael. How a Nuclear Power Plant Accident Influences Acceptance of Nuclear Power: Results of a Longitudinal Study Before and After the Fukushima Disaster. Risk Analysis, vol. 33, no. 2, p. 333-347, 4 July 2012.

[10] HO, Shirley S. et al. Exploring public perceptions of benefits and risks, trust, and acceptance of nuclear energy in Thailand and Vietnam: A qualitative approach. Energy Policy, vol. 127, p. 259-268, Apr. 2019.

[11] LAATO, S.; ISLAM, A. K. M. N.; ISLAM, M. N.; WHELAN, E. What drives unverified information sharing and cyberchondria during the COVID-19 pandemic? European Journal of Information Systems, v. 29, n. 3, p. 299-305, 2020.

[12] IPEN - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Programa de visitas técnicas ao IPEN estão suspensas. Available at: https://web.archive.org/web/20240730183934/https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=38&campo=13915. Acessed on: 30 jul. 2024.

[13] INNOCENTE, C.; ULRICH, L.; MOOS, S; VEZZETTI, E. A framework study on the use of immersive XR technologies in the cultural heritage domain. Journal of Cultural Heritage, France, vol. 62, p. 268-283, 2023.

[14] MARKS, B.; THOMAS, J. Adoption of virtual reality technology in higher education: an evaluation of five teaching semesters in a purpose-designed laboratory. Education and Information Technologies, 2021.

[15] LAMPROPOULOS, G.; KINSHUK. Virtual reality and gamification in education: a systematic review. Educational technology research and development, 19 Mar. 2024.

[16] HAMILTON, D.; MCKECHNIE, J.; EDGERTON, E.; WILSON, C. Immersive virtual reality as a pedagogical tool in education: a systematic literature review of quantitative learning outcomes and experimental design. Journal of Computers in Education, 11 July 2020.

[17] JENSEN, L; KONRADSEN, F. A review of the use of virtual reality head-mounted displays in education and training. Education and Information Technologies, v. 23, n. 4, p. 1515-1529, 2017.

[18] SANKARANARAYANAN, G.; WOOLEY, L.; HOGG, D.; DOROZHKIN, D.; OLASKY, J.; CHAUHAN, S.; FLESHMAN, J. W.; DE, S.; SCOTT, D.; JONES, D. B. Immersive virtual reality-based training improves response in a simulated operating room fire scenario. Surgical Endoscopy, vol. 32, no. 8, p. 3439-3449, 25 Jan. 2018.

[19] YOGANATHAN, S.; FINCH, D. A.; PARKIN, E.; POLLARD, J. 360° virtual reality video for the acquisition of knot tying skills: A randomised controlled trial. International Journal of Surgery, vol. 54, p. 24-27, June 2018.

[20] ÇALISKAN, O. Virtual field trips in education of earth and environmental sciences. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 15, p. 3239-3243, 2011.

[21] SATU, P.; JARI, L.; HANNA, K.; TOMI, P.; MARJA, L.; TUISKU-TUULI, S. Virtual-Reality training solutions for nuclear power plant field operators: A scoping review. Progress in Nuclear Energy, vol. 169, p. 105104, Apr. 2024.

[22] ALVES, A.; HERITAGE, E.; SMITH, M. ADEPT – Virtual Reality Visualization of Dose Rate Fields for Dose and Decommissioning Planning. In: WM2025 Conference, March 2025, Phoenix, AZ, USA. WM2025 Conference. Mar. 2025.

[23] GELAUTZ, P.; BREITINGER, M.; CRAIG, B; LIU, Y. Y.; EDGE, E. Virtual Reality for Transport Emergency Response Training. In: WM2025 Conference, March 2025, Phoenix, AZ, USA. WM2025 Conference. Mar. 2025.

[24] SILVA, L. G. M. Visita virtual ao reator nuclear de pesquisa IEA-R1. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

[25] CNOP, A. C. Simulação virtual de visita técnica no reator argonauta para fins de divulgação científica. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares), Instituto de Engenharia Nuclear, Rio de Janeiro, 2016.

[26] IPEN - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Reator IEA-R1. Available at: https://web.archive.org/web/20200922071740/https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=729. Accessed on: 30 jul. 2024

[27] UMBEHAUN, P. E.; DE ANDRADE, D. A.; TORRES, W. M.; RICCI FILHO, W. IEA-R1 Nuclear Reactor: Facility Specification and Experimental Results, p. 30, 2015.

[28] ŠMID, A. Comparison of Unity and Unreal Engine. Bachelor Project Thesis (Computer Software Engineering and Management) – Faculty of Electrical Engineering, Czech Technical University in Prague, Prague, 2017.

[29] GAJEWSKI, S.; EL MAWAS, N.; HEUTTE, J. A Systematic Literature Review of Game Design Tools. In: 14TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION, 2022, Online Streaming. 14th International Conference on Computer Supported Education. [S. l.]: SCITEPRESS - Science and Technology Publications, 2022. p. 404-414.

[30] UNREAL ENGINE. Unreal® Engine End User License Agreement. 1998.Disponível em: https://www.unrealengine.com/pt-BR/eula-reference/unreal-pt-br Acesso em: 30 jul. 2024

[31] GONÇALVES, G.; COELHO, H.; MONTEIRO, P.; MELO, M.; BESSA, M. Systematic Review of Comparative Studies of the Impact of Realism in Immersive Virtual Experiences. ACM Computing Surveys, v. 55, n. 6, p. 1-36, 2022.

[32] IPEN - INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Reator de Pesquisa IPEN-MB/01. Available at: https://web.archive.org/web/20220208182430/https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=723. Accessed on: 30 jul. 2024

[33] ROUSSOU, M. Learning by doing and learning through play. Computers in Entertainment, v. 2, n. 1, p. 10, 2004.

[34] DALGARNO, B; LEE, M. J. W. What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, v. 41, n. 1, p. 10-32, 2009.

Downloads

Publicado

14-07-2025

Como Citar

Visita Virtual ao Reator de Pesquisa IPEN/MB-01. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 12, n. 4B (Suppl.), p. e2771, 2025. DOI: 10.15392/2319-0612.2024.2771. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2771. Acesso em: 17 jul. 2025.