Aplicação do material gesso como blindagem contra radiação X de baixas energias na área de radiodiagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.373Palavras-chave:
radioproteção, gesso, qualidades de raios-XResumo
Ao longo dos últimos anos, diversos materiais, tais como o chumbo, concreto e ferro, têm sido estudados para utilização como blindagem contra as radiações ionizantes de diferentes energias em instalações radiativas. Na área de radiodiagnóstico, o chumbo e a barita são os materiais mais utilizados como blindagem, porém para feixes de radiação X de baixa energia, como em mamografia e odontologia, o material gesso pode ser empregado. Este estudo preliminar tem como objetivo verificar a viabilidade do uso do material gesso como blindagem contra a radiação X de baixas energias, utilizando-se de feixes de raios-X odontológicos padronizados em laboratório de metrologia. O projeto permitirá um melhor dimensionamento no estudo do gesso usado como blindagem, certificando o seu uso ou não como bom atenuador contra a radiação X de baixas energias.
Downloads
Referências
ANDRADE M. M. F. P. Efeito do tamanho de campo de radiação na determinação da csr na argamassa de magnetita irradiada com fótons monoenergéticos entre 65 e 1250 keV, Dissertação de Mestrado,UFPE-DEN, Recife-PE, 2011.
NCRP - National Council on Radiation Protection and Measurements. Structural Shielding Design for Medical X-Ray Imaging Facilities. NCRP Report No. 147, Bethesda, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/