Procedimento para medição do fator de anisotropia de fontes de nêutrons
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.405Palavras-chave:
anisotropia, fontes de nêutrons, emissão de nêutrons.Resumo
As fontes radioisotópicas de nêutrons permitem a produção de campos de referência para calibração de dispositivos de medição de nêutrons para fins de radioproteção e análises. Quando a taxa de emissão dessas fontes se dá de forma isotrópica, não é necessária nenhuma correção. Entretanto, variações no material da cápsula da fonte e variações na concentração do material emissor produzem diferenças em sua taxa de emissão de nêutrons em relação ao eixo axial da fonte, este efeito é denominado anisotropia. Sendo assim, é necessário considerar o fator anisotrópico relativo às fontes de nêutrons para que seja realizada uma calibração adequada dos instrumentos e dispositivos sensíveis aos campos de nêutrons.
Downloads
Referências
LN/LNMRI - Laboratório de Baixo Espalhamento. Disponível em <http://ln.ird.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=53>, acessado em 20 de outubro de 2017
MASSAND, O. P. Investigation of Some Properties of the Precision Long Counter. Commission of the European Communities. CBNM, Luxembourg. pag. 6-7 60f. 1972.
BARDELL, A. G., BURKE, M., HUNT, J. B., TAGZIRIA, H. e THOMAS, D. J., Anisotropy of Emission from Radionuclide Neutron Sources, NPL Report CIRM 24, December(1998)
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. Reference neutron radiation-part 1, characteristics and methods of production. ISO 8529-1 (Geneva: 150) (2001)
EISENHAUER, C. M., HUNT, J. B. and SCHWARTZ, R. B. Calibration techniques for neutron personal dosimetry. Radiat. Prot. Dosim. Vol.10 n°.1-4. Pag.43-57 (1958)
KOWATARI, M., ONUMA, I., TANIMURA, Y., KAWASAKI K., SAEGUSA, J. e YOSHIZAWA, M. Determination of the Anisotropic Emission Factor for Neutrons from 241Am-Be Source. Radioisotopes. Vol. 57. N°9. 559-569(2008)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/