Divulgação do uso pacífico da energia nuclear para o público leigo de crianças do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.452Palavras-chave:
Energia Nuclear, Divulgação Científica, Métodos e Técnicas e Ensino.Resumo
O uso pacífico da energia nuclear, tanto para obtenção de energia segura, quanto em aplicações médicas carece de divulgação entre o público leigo para que o medo não se expresse como risco por falta de conhecimento. Para tanto é válido o esforço de formação entre crianças do Ensino Básico, na instigação ao conhecimento consciente que deverá ser consolidado ao longo de sua trajetória escolar. Assim sendo, no contexto de um projeto de extensão com parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santa Luzia, Minas Gerais, foi trabalhado entre alunos das escolas públicas o tema “Energia: Conhecer para Entender”, usando como pano de fundo o filme “Monstros S/A” da Disney (2001). No filme os monstros utilizam a energia do grito das crianças, mas as conhecem pouco, considerando-as tóxicas e serve no projeto para estabelecer analogia com o medo da energia nuclear. O projeto foi desenvolvido em vinte e duas escolas públicas da cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. O filme Monstro S/A e livro Gnose (produzido para o projeto) foram utilizados entre os anos de 2015 a 2017. Atividades em sala de aula, palestras e construção de maquetes foram os instrumentos utilizados para observação da apropriação de conceitos entre os alunos. Os professores responderam a questionário sobre o desenvolvimento das atividades do projeto. Registros de falas, filmagens e fotografias compuseram um levantamento de impressões que confirmaram uma desmistificação da associação entre energia nuclear e insegurança. As crianças do Ensino Básico envolvidas na pesquisa tinham uma visão mistificada do uso da energia nuclear, com correlações imediatas com a bomba atômica. Com o desenvolvimento do projeto ficou demonstrada formação de conhecimento crítico quanto ao uso seguro da energia nuclear, por meio de novas correlações voltadas agora a uma comparação plausível com outras fontes de energia. Os professores demonstraram envolvimento com o tema e disposição para abordarem conceitos mais amplos da Ciência e Tecnologia.
Downloads
Referências
SA, M. B. Z. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade nos textos sobre radioatividade e energia nuclear nos livros didáticos de química. Dissertação (mestrado) do Curso de Pós-graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. 135 p., 2006.
SORPRESO, T. P. Energia nuclear mediante o enfoque ciencia, tecnología e sociedade na formação inicial de professores de física. Tese (doutorado) do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 211 p., 2013.
EICHLER, M. L.; JUNGES, F.; DEL PINO, J. C. O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares urânio-235 e cidade do átomo. Novas Tecnologias na Educação, vol. 3, p. 1-13, 2005.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das series inicias. Pesquisa em Educação em Ciência, vol. 3, p. 45-61, 2001.
GUIMARÃES, S. E. R. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, p. 143-150, 2004.
SANTA LUZIA. Disponível em < http://www.santaluzia.mg.gov.br/>. Último acesso em 19 de dezembro de 2017.
PEREIRA, M. G.; ROCHA, G. S. D. C.; BARBOSA, A. T. O uso de desenhos animados no ensino de ciências e de biologia: uma abordagem diferenciada. In: I Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales. Disponível em http://laboratoriogrecia.cl/wp-content/uploads/downloads/2014/01/G7.2fin.pdf. Acessado em setembro de 2016.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. 1.ed. São Paulo: Editora Loyola, 2004.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/