Avaliação dos parâmetros de aquisição de imagens SPECT para Ítrio-90 em radiosinoviortese
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2B.459Resumo
Introdução: A avaliação da distribuição de material radioativo na articulação por imagens SPECT pós radiosinoviortese (RSO) com Ítrio-90 visa garantir a eficácia e segurança da terapia. Contudo, a qualidade de imagem por Bremsstrahlung possui grandes limitações, tornando necessários estudos sobre a otimização de parâmetros de aquisição SPECT e dos métodos de reconstrução de imagem para o radionuclídeo Ítrio-90. Métodos: Foram obtidas imagens SPECT de um simulador de acrílico contendo quatro inserções cilíndricas de diferentes diâmetros que mimetizam lesões captantes, com colimadores de alta, média e baixa (HEGP, MEGP e LEHR) energia, janela de energia de 130 keV, largura 70% e matriz 64 x 64. Os métodos de reconstrução utilizados foram FBP e OSEM, com aplicação de diferentes filtros e número de iterações. Resultados: O maior contraste de imagem foi observado para o método de reconstrução iterativo, com a aplicação do filtro Gauss, sendo que o método FBP apresentou resultados insatisfatórios. O acréscimo no número de iterações no método OSEM não apresentou aumento da qualidade da imagem. Há menor discrepância entre os valores de captação das diferentes lesões para as aquisições com o colimador HEGP. Conclusões:. Há diferença significativa na quantificação entre as reconstruções FBP e OSEM. O uso do colimador HEGP e do método de reconstrução iterativo OSEM com a aplicação do filtro Gauss se mostrou como o protocolo de aquisição de imagem mais indicado para estudos com 90Y.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/