SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA DOSIMETRIA PESSOAL BASEDO NA ISO 9001:2008 PARA RADIODIAGNÓSTICO MÉDICO
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1-A.47Resumo
MDose é um sistema computacional de gerenciamento da dosimetria pessoal em serviços de radiodiagnóstico médico baseado no sistema de gestão ISO 9001:9008. De acordo com a legislação brasileira todo serviço de radiodiagnóstico deve implementar um controle da dosimetria pessoal, além disso para doses de radiação superiores a 1,5mSv/ano o serviço deve fazer uma investigação de dose elevada, que consiste em identificar as causas decorrentes do aumento da dose no profissional . Esse trabalho baseia-se na utilização do ciclo PDCA em um software desenvolvido em JAVA como método gerencial na análise de doses altas, a fim de promover a melhoria contínua e sistemática na organização no âmbito de radioproteção dos trabalhadores.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico. Portaria nº 453. Brasília: Diário oficial da União, 1/6/1998.
Eduardo G. Yukihara , Stephen W. S. McKeever , Optically Stimulated Luminescence: Fundamentals and Applications (Wiley Series in Materials for Electronic & Optoelectronic Applications, Wiley, Oklahoma, USA (2011).
Rezende, D. A., Engenharia de software e sistemas de informação, Brasport ,Rio de Janeiro Brasil (2005).
Agostinetto, J. S., Sistematização do processo de desenvolvimento de produtos, melhoria contínua e desempenho: o caso de uma empresa de autopeças. Tese de Mestrado, USP. São Carlos, 2006
Kramer D., The Java™ Platform:A White Paper, JavaSoft, Mountain View U.S.A (1996).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Sistemas de gestão da qualidade fundamentos e vocabulário: NBR ISO 9000, ABNT, Rio de Janeiro Brasil, (2000).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Sistemas de gestão da qualidade requisitos: NBR ISO 9001, ABNT, Rio de Janeiro Brasil, (2008).
Martins, P. G; Laugeni, F. P., Administração da Produção. Saraiva, 2ª ed. São Paulo Brasil, (2005).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/