10 Recomendações para prevenção de acidentes radiológicos em gamagrafia industrial
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2B.498Palavras-chave:
gamagrafia Industrial, risco radiológico, prevenção de acidentes radiológicosResumo
A gamagrafia industrial desempenha um papel importante no controle de qualidade de diversos materiais e peças. É classificada pela AIEA como Categoria 2, devido ao seu risco radiológico provocado pelo uso de fontes radioativas de alta atividade. Esse risco está baseado nas consequências danosas geradas à saúde humana, descrito em alguns acidentes ocorridos no mundo, devido a falhas cometidas. Em 2012, foi realizado pela DIAPI/CNEN, o “Workshop Nacional sobre Prevenção de Acidente em Gamagrafia Industrial”, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre os acidentes radiológicos. Na ocasião, o IRD/CNEN realizou uma pesquisa com os 75 participantes usando um formulário com 22 recomendações para prevenir acidentes radiológicos, objetivando selecionar as 10 mais votadas. Um estudo estatístico, usando o método “Distribuição de Frequências”, foi realizado para definir 10 recomendações. Os resultados percentuais e de votos foram obtidos por categoria dos participantes e foram definidas as 10 recomendações mais importantes para prevenir acidentes radiológicos. A recomendação que ficou em 1º lugar foi “Use sempre um monitor individual com alarme durante todo o trabalho”.
Downloads
Referências
DA SILVA, F. C. A. Uma metodologia de analise de acidentes radiológico em gamagrafia industrial. Dissertação de Mestrado, IME, Rio de Janeiro, 1990.
IAEA - International Atomic Energy Agency. Categorization of radioactive sources. IAEA-TECDOC-1344. Vienna, 2003.
International Atomic Energy Agency. The Radiological Accident in Nueva Aldea. IAEA Publication, Vienna, Austria, 2009.
International Atomic Energy Agency. The Radiological Accident in Yanango. IAEA Publication, Vienna, Austria, 2000.
VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. 3 ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 1980.
SOUZA, L. S. As 10 recomendações mais importantes para prevenção de acidentes radiológicos em gamagrafia industrial. Monografia Pós-Graduação, IRD, Rio de Janeiro, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/