Análise da percepção do risco da braquiterapia dos serviços da região metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.50Palavras-chave:
Análise de risco, Risco em braquiterapia, Radioterapia.Resumo
Atualmente existem poucas aplicações sobre a análise de risco em procedimentos relacionados à radioterapia, principalmente na prática de braquiterapia. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos níveis de risco, presentes na prática de braquiterapia de alta taxa de dose (HDR), através de um formulário baseado no conceito da matriz de risco e em um banco de dados (SEVRRA) contendo informações sobre os processos referentes à rotina da braquiterapia. Foi entregue para um físico médico de cada serviço, um formulário contendo informações referentes ao procedimento de braquiterapia HDR e um anexo indicando como preencher-lo adequadamente. O valor de referência para os níveis de risco encontrados, considerado como aceitável para todas as análises realizadas, foi estabelecido em um percentual limite de até 33 % (supondo uma falha em cada 3 processos existentes). Os resultados mostraram quea análise de risco global demonstrou um valor para o percentual médio de risco priorizado de 18 % abaixo do limite recomendado. Sobre os grupos analisados, o maior percentual médio de risco relativo encontrado foi inferior a 12 % do limite recomendado, associado ao grupo de pacientes. Sobre as etapas existentes, o maior percentual médio de risco relativo encontrado foi inferior a 1 % do limite recomendado, associado a etapa de registros e planejamento do tratamento. Este estudo mostrou que apesar deste procedimento não possuir um numeroso histórico de acidentes, ainda apresenta riscos consideráveis que devem ser gerenciados com bastante rigor e ações imediatas para uma diminuição efetiva destes percentuais de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/