Construção de um catálogo de espectros de raios X para simulações em mamografia
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.513Palavras-chave:
Mamografia, espectros de raios X, Monte Carlo, Modelos Computacionais de Exposição.Resumo
Modelos Computacionais de Exposição (MCEs) utilizam técnicas Monte Carlo (MC) para simular a interação da radiação com a matéria. Um MCE é constituído, basicamente por um fantoma (geometria a ser irradiada), algoritmos simuladores de fontes radioativas e um código MC para simular o transporte, interação da radiação com a matéria e avaliação da dose absorvida em regiões de interesse, bem como uma grandeza de normalização da dose. Com o propósito de compor um MCE para simulações em mamografia, um catálogo de espectros de raios X com potenciais de pico na faixa dos utilizados em exames reais foi construído. Os espectros foram simulados por meio de um software web Simulation of X-ray Spectra (SXRS – Software desenvolvido pela Siemens e livre para fins acadêmicos). Para tanto, foi utilizada uma combinação alvo/filtro de Molibdênio/Molibdênio (espessura do filtro de 0,03 mm). Os dados dos espectros foram organizados em um arquivo de texto interpretável pelo código MC EGSnrc. Simulações MC com o MCE FSTA, composto pelo fantoma feminino em posição ortostática, FASH (Female Adult meSH) acoplado ao código MC EGSnrc, foram realizadas e os espectros originais gerados pelo SXRS foram comparados com os obtidos nas simulações MC. Como o erro relativo médio percentual entre os valores comparados foi abaixo de 6%, o SXRS foi usado para gerar mais espectros para construção de um catálogo. Este catálogo poderá ser utilizado em MCEs a serem desenvolvidos para mamografia.
Downloads
Referências
NASCIMENTO, F. B.; PITTA, M. G. R.; RÊGO, M. J. B. M. Análise dos principais méto-dos de diagnóstico de câncer de mama como propulsores no processo inovativo. Arquivos de Me-dicina. Porto: Arq Med, v. 29, p. 153-159. 2015. Disponível em < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132015000600003 >. Últi-mo acesso em: 13 dez. 2017.
RIBEIRO, P. B.; CUNHA, D. M. Avaliação do desempenho de espectros de raios X em mamografia digital utilizando simulações Monte Carlo. Revista Brasileira de Física Médica. São Paulo: RBFM, v. 7, n. 3 p.153-6. 2013. Disponível em: < http://www.rbfm.org.br/rbfm/article/view/264/v7n3p153>. Último acesso em: 21 dez. 2017.
CORRÊA, E. L; LUCENA, R.F; POTIENS, M. P. A.; VIVOLO, V. Comparação de espec-tros de raios X gerados por um alvo de W e filtração adicional de Mo e Al para aplicação em me-trologia na mamografia. XIV Congresso Brasileiro de Física Médica. São Paulo, Brasil. 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/266066420_Comparacao_de_espectros_de_raios_X_gerados_por_um_alvo_de_W_e_filtracao_adicional_de_Mo_e_Al_para_aplicacoes_em_metrologia_na_mamografia> . Último aceso em: 21 dez. 2017.
CASSOLA, V. F. Desenvolvimento de fantomas humanos computacionais usando ma-lhas poligonais em função da postura, massa e altura. Tese de Doutorado, PROTEN, UFPE, Recife, Pernambuco, 2011. 102p.
KAWRAKOW, I.; MAINEGRA-HING, E.; ROGERS, D. W. O. TESSIER, F., WALTERS, B. R. B., The EGSnrc Code System: Monte Carlo Simulation of Electron and Photon Transport, NRCC Report PIRS-701, National Research Council of Canada, Ottawa, Canada, 2015. 323p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/