Caracterização dos serviços de irradiação industrial operantes no estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.530Palavras-chave:
Irradiação Industrial, aceleradores lineares de partículas, proteção radiológica.Resumo
Irradiação industrial é a prática que, fazendo uso de feixes de elétrons ou raios gama, possibilita benefícios como a esterilização de produtos hospitalares, a conservação de alimentos, o tratamento de pedras preciosas, o envelhecimento de cachaça e a preservação de obras de arte. O objetivo desse trabalho é caracterizar o panorama dos serviços de irradiação industrial operantes no estado do Rio de Janeiro (RJ). A metodologia envolveu, um levantamento das instalações licenciadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para a operação de irradiação industrial no estado. Posteriormente, foi organizado visitas técnicas junto aos Serviços de Proteção Radiológica de todas as instalações detectadas. Foi constatado que existem apenas duas instalações autorizadas pela CNEN no RJ e que ambas fazem uso de irradiação por feixe de elétrons. Apenas uma delas atua com na comercialização do serviço, empregando um feixe duplo de 10 megaelétron-Volt oriundo de dois aceleradores lineares de partículas. Já a segunda instalação utiliza o serviço para fins próprios, equipada com um acelerador único, emissor de feixes simples de 600 quiloelétron-Volt. Conclui-se que há numericamente poucas instalações de irradiação industrial no RJ. Baseado em características como a penetrabilidade do feixe, a natureza da fonte, o custo logístico e as medidas de proteção radiológica, essas instalações preferem fazer uso dos aceleradores (feixes de elétrons). Destaca-se que, se a única empresa que atualmente oferta o serviço a terceiros resolver encerrar suas atividades, fabricantes, fornecedores, comerciantes e consequentemente a população pode sofrer algum impacto, dada a ausência de opções no mercado.
Downloads
Referências
CRISTINI, D. et al. Tecnologia empregada na radiologia industrial: revisão de literatura. 2011. Disponível em: http://sequencialctp.com.br/img/uploads_noticias/boletim-scamilo-ago2011.pdf. >Acesso em: 21 out. 2015.
PINO, E. S. GIOVEDI, C. Radiação ionizante e suas aplicações na indústria. 2005. Disponível em: <http://revista.lusiada.br/index.php/ruep/article/view/18/u2005v2n2e18.>Acesso em: 30 nov. 2015.
RODRIGUES JR. A. A. Irradiadores industriais e sua radioproteção. Paraná. Edição do Autor, 2014.
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Instalações autorizadas. Disponível em: <http://www.cnen.gov.br/instalacoes-autorizadas.>Acesso em: 02 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/