Amostragem de ar de alto fluxo para determinação de alfa emissores de meia vida longa: Monitoração de área em um depósito de material radioativo
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1.6Palavras-chave:
Radiação ionizante, proteção radiológica, monitoramento de radiaçãoResumo
A Unidade de Tratamento de Minério (UTM) é uma mina e usina de urânio fechada, situada em Caldas, Minas Gerais, Brasil. Ela possui um depósito de material radioativo composto basicamente de torta II e mesotório. Esse material está estocado em seis galpões designados C-01, C-02, C-05, C-06, C-07 e C-09. O presente trabalho visa apresentar o programa de monitoração de área de alto fluxo e os resultados obtidos no ano de 2009. O limite derivado de concentração no ar foi de 0,25 Bq/m3. As médias das concentrações de atividade no ano de 2009 foram: para C-01 1,17 Bq/m3; C-02 0,006 Bq/m3; C-05 1,98 Bq/m3; C-06 2,14 Bq/m3; C-07 0,34 Bq/m3 e C-09 0,025 Bq/m3. Tais valores indicam que o controle de permanência é um fator importante no controle ocupacional dos trabalhadores, assim como o uso de EPI’s e os cuidados comportamentais, além do treinamento em radioproteção para permitir o aceso às áreas. Nenhum trabalhador, fiscal ou visitante atingiu o limite de investigação.
Downloads
Referências
Martins, L. A. M., “Estado e Exploração Mineral no Brasil. Um Levantamento Bási-co”. Tese de Doutorado em Ciências de Engenharia, Escola Politécnica da Universi-dade de São Paulo (USP), 1989.
Cipriani, M. “Mitigação dos Impactos Sociais e Ambientais Decorrentes do Fecha-mento Definitivo de Minas de Urânio”. Tese de Doutorado em Ciências na Área de Administração e Política de Recursos Minerais. Instituto de Geociências da Universi-dade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2002.
INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Programa de proteção radiológica ambiental da Unidade de Tratamento de Minério, condição de área parada. 23 pp. 2002.
INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Monitoração de área por meio de amostragem de aerossol. Instrução Operacional da UTM. IO-UTM-PO-54. 16 pp. 2010.
INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Programa de proteção radiológica ambiental da Usina de Interlagos. 45 pp. 2010.
CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Posição regulatória 3.01 / 003 - Co-eficientes de dose para indivíduos ocupacionalmente expostos. 52 pp. 2005.
INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Análise radiométrica de amostras. Instrução operacional da USIN. IO-COSAP-PO-12. 12 pp. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/