Analise fatorial de um feixe de prótons
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.68Palavras-chave:
Factor Analysis, Proton Therapy, Heavy Ion Radiotherapy.Resumo
Terapia por prótons é uma técnica para o tratamento de neoplasias através partículas pesadas que têm uma característica única no processo de transferência de energia em meios materiais; o feixe tem uma forma muito bem definida, com faixa bem definida para cada massa de repouso e energia cinética. Nos últimos anos, esta técnica tem sido amplamente utilizada, especialmente nos EUA, os anos setenta até março 2014, havia mais de 100 mil aplicativos em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo estudar as características relevantes de um feixe de íons pesados carregados, especificamente próton analisar quais parâmetros são indispensáveis na dose depositada, que pode ser relegado para segundo plano e que pode ser negligenciada. Com a análise factorial 2k, que propõe testes definidos para determinar os efeitos de certos parâmetros sobre o resultado final. A definição de um conjunto de variáveis de entrada que são controláveis e podem interferir com os resultados da dosagem são, feixe de energia, Distância do Alvo Fonte Densidade, Target Temperatura e Pressão atmosférica. Que variáveis têm influência e suas combinações causar alterações no resultado médio da dose depositada por um fantasma voxel computacional. Com o conjunto de códigos GEANT4 foi simulado um mono-energético prótons que entram em um voxel phantom matemática em situações diferentes. Mostrou que as cinco variáveis, dois são os mais importantes para os resultados de dose, e densidade de energia, e sendo um outro inversamente proporcional.
Downloads
Referências
Book
MONTGOMERY, D. C., Design and Analysis of Experiments, John Wiley & Sons, 2001.
Journal
AGOSTINELLI, S. “Geant4 – a simulation toolkit”. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, v. 506, p. 256-303, 2003.
Book
PAGANETTI, H. Proton Therapy Physics, CRC Press, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/