Validação da simulação do feixe de prótons
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.69Palavras-chave:
Computer Simulation, Heavy Ion Radiotherapy, Proton TherapyResumo
Terapia por prótons é uma técnica de tratamento para neoplasias são de difícil acesso, minimizando os danos ao tecido vizinho do volume de destino e / ou nos órgãos de tamanhos muito pequenos, tais como crianças, os órgãos em que as células são bombardeados por iões pesados e uma definida colimada energia do feixe, neste caso íon hidrogênio. No últimos anos, houve mais de cem mil pedidos em todo o mundo. O Brasil, no presente, não tem um centro de tratamento ou de pesquisa que utiliza esta técnica, mesmo possuindo os aceleradores que podem produzir feixe para esta finalidade. Recife é uma das cidades do Brasil com um centro médico bem desenvolvido. O Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE / CNEN) tem um acelerador para produção de radiofármacos, cada canal do ciclotron gera um feixe de 18 MeV. Portanto, o objetivo é analisar a conformidade do feixe de prótons, o seu espalhamento lateral, perda de energia ao longo da trajetória, o ponto de deposição de doses máxima e em fantasmas matemáticos computacionais cúbicos usando o Toolkit de códigos GEANT4. Este feixe de protões tem uma característica que lhe dá vantagem, a forma de perda de energia em questão proporciona um escopo bem definido, uma pequena distribuição lateral e deposição de energia máxima no final do caminho da partícula, formando uma curva de dose, tal como o conhecido Bragg Peak. Colocando a dose máxima na localização final do feixe com baixa absorção no começo e que vai fechar a zero após alguns milímetros.Downloads
Referências
Report
ICRU - International Commission on Radiation Units and Measurements. Prescribing, Recording, and Reporting Proton-Beam Therapy. ICRU Report 78, Bethesda: ICRU, 2008.
Journal
AGOSTINELLI, S. “Geant4 – a simulation toolkit”. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, v. 506, p. 256-303, 2003.
Book
PAGANETTI, H. Proton Therapy Physics, CRC Press, 2011.
Journal
WILSON, R. R. “Range, straggling, and multiple scattering of fast protons.” Physical review, v. 74, p. 385-386, 1947.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/