Desenvolvimento de um sistema computacional para gerenciamento de dados de monitoração in vivo de radionuclídeos no corpo humano
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.80Palavras-chave:
monitoração in vivo, sistema, relatórioResumo
O gerenciamento do processo de monitoração in vivo da contaminação interna por radionuclídeos em seres humanos requer uma série de etapas que incluem desde a aquisição do espectro até a emissão de relatórios. A análise de espectro consiste na identificação e na quantificação dos materiais radioativos presentes em órgãos e tecidos do corpo do indivíduo submetido a procedimentos de monitoração. A Unidade de Contador de Corpo Inteiro do Instituto de Radioproteção e Dosimetria realiza medições in vivo de radionuclídeos emissores de fótons na faixa de energia de 10 a 3000 keV, utilizando detectores de cintilação tipo NaI(Tl) 8”x4” e 3”x3” bem como detectores semicondutores tipo HPGe. O programa SIGMIV (Sistema para Gerenciamento de Monitoração In vivo), desenvolvido em MS Visual Basic 2010, acessa o espectro depois que este é convertido em uma planilha EXCEL. Este programa utiliza um banco de dados, desenvolvido em MS-Access, para armazenar informações associadas a cada medição, como contagem e parâmetros de calibração. SIGMIV gera um relatório contendo informações pessoais, atividade e os radionuclídeos de interesse presentes no corpo, associados com respectivas incertezas e atividade mínima detectável. O programa SIGMIV otimizou os procedimentos de monitoração “in vivo”, demonstrando ser flexível, confiável e de fácil manipulação, constituindo-se numa ferramenta importante para o desenvolvimento da rotina no Laboratório de Monitoração in Vivo do IRD.
Downloads
Referências
Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Norma CNEN-NN-3.01. Diretrizes Básicas De Proteção Radiológica, 2011.
Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Norma CNEN-NE - 3.02. Serviços de Ra-dioproteção, 1988.
Dantas, B.M. Bases para a calibração de contadores de corpo inteiro utilizando simuladores físicos antropomórficos. Tese de Doutorado em Biologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 1998.
Halvorson M. Microsoft: Visual Basic 2010 – Passo a passo. Bookman, 2011.
Petroutsos E. Mastering Visual Basic 2010, Wiley Publishing, Indiana, 2010.
ABNT NBR ISSO/IEC 17025. Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. ABNT, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/