Avaliação dos efeitos da irradiação gama no composto gel clínico/sulfato de cobre analisados em imagens de ressonância magnética
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v7i3A.838Palavras-chave:
Simulador de Corpo, Ressonância Magnética, Irradiação Gama, Gel Clínico, CuSO4.Resumo
Simuladores de corpo para Ressonância Magnética (RM) são úteis para treinamento de novos profissionais e também no controle do bom funcionamento dos equipamentos. Este trabalho trata-se de uma avaliação de composto de gel clínico incolor com sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O), em diferentes proporções, para o uso como simulador de corpo em exames de RM. As amostras foram irradiadas com doses gama de 10, 50 e 100 kGy. Imagens de RM foram obtidas em um equipamento GE, 1.5 Tesla, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e analisadas com o software ImageJ®, demonstrando diferenças nos tempos de relaxação promovidos pelo processo de irradiação. Amostras de gel puro e de baixas concentrações de sulfato de cobre apresentaram bom contraste nas imagens de RM, relacionado com o processo de irradiação. O mesmo ocorre em concentrações maiores de CuSO4.5H2O não irradiadas.
Downloads
Referências
FERREIRA, F. M. Manual de Técnicas em Ressonância Magnética, 1a ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.
BOTRANGER, K. L.; LAMPIGNANO, J. P. Manual Prático de Técnicas e Posicionamento Radiográfico, 7ª ed. Elsevier, 2009.
AMORIM, D. A. F. Desenvolvimento de um fantoma cerebral para ressonância magnética. Dissertação (Mestrado em Computação e Instrumentação Médica), Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, 2013. http://hdl.handle.net/10400.22/7607.
MITCHELL, M. D.; KUNDEL, H. L.; AXEL, L.; JOSEPH, P. M. Agarose as a tissue equivalent phantom material for NMR imaging. Magn Reson Imaging, v. 4, p. 263-266, 1986. DOI: 10.1016/0730-725X(86)91068-4.
BOLFE, V. J.; GUIRRO, R. R. J. Resistência elétrica dos géis e líquidos utilizados em eletroterapia no acoplamento eletrodo-pele. Rev Bras Fisioter, v. 13, p.499-505, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009000600006.
BENZIE, R. J.; COOKE, A. H. The magnetic susceptibility of copper sulphate. Proc Phys Soc, Sect A, v. 64, p. 124-128, 1951. DOI: 10.1088/0370-1298/64/2/303.
CARDOSO, G. P.; SOARES, S. S.; PEREIRA, E. L. M.; GONTIJO, R. M. G.; BATISTA, A. S. M. Radiation induction interaction between CuSO4 and clinical gel for use in MRI, In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, 2017, Belo Horizonte. Belo Horizonte: Comissão Nacional de Energia Nuclear, 2017.
DIAS, F. C. Uso do Software ImageJ para Análise Quantitativa de Imagens de Microestruturas de Materiais, Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais/Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores), Instituto de Aeronáutica e Espaço, São José dos Campos, 2008.
PAVONI, J. F.; TINA, L. P.; SNOW, J.; DEWERD, L. A.; BAFFA, O. Dosimetria tridimensional usando gel MAGIC com formaldeído. Rev Bras Fis Med, v. 4(1), p. 15-18, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/