Análise de situações de exposição potencial em aceleradores de elétrons autoblindados
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v7i3.851Palavras-chave:
proteção radiológica, exposição ocupacional, aceleradores de elétrons, Prevenção de Acidentes, acidentes de trabalhoResumo
Este estudo tem por finalidade estimar as doses decorrentes de situações de exposição potencial em uma indústria de embalagens que utiliza um acelerador de elétrons autoblindado para a cura de tintas e vernizes em substratos poliméricos. Para isso foram avaliadas as probabilidades de falhas no sistema de segurança do acelerador e realizadas simulações envolvendo duas situações acidentais que poderiam levar à exposição potencial de Indivíduos Ocupacionalmente Expostos e Indivíduos do Público. Embora estas situações de exposição sejam pouco prováveis e envolva um número pequeno de indivíduos o estudo ressalta a importância de realizar exercícios de simulação permitindo identificar as possíveis falhas de operação e as consequências radiológicas para esse tipo de evento. Os exercícios de simulação realizados apontaram a necessidade de incluir os participantes da brigada de incêndio nos treinamentos periódicos de proteção radiológica. Além disso, as estimativas de probabilidade de falha no sistema de segurança e as doses resultantes indicaram o enquadramento desse tipo de equipamento aos critérios regulatórios para isenção dos requisitos de proteção radiológica.
Downloads
Referências
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Diretrizes básicas de proteção radiológica. - Norma CNEN NN 3.01 Resolução CNEN 164/14 República Federativa do Brasil, Brasília, D.O.U. 11/03/14. Disponível em: <http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/Nrm301.pdf>. Último acesso em 10/11/18.
IAEA - International Atomic Energy Agency – Radiation Safety of Gamma, Electron and X Ray Irradiation Facilities. Specific Safety Guide No SSG-8, Vienna, 2010. Disponível em <https://www-pub.iaea.org/MTCD/Publications/PDF/Pub1454_web.pdf>. Último acesso em 10/11/18.
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Licenciamento de instalações radiativas - Resolução Norma CNEN NN 6.02 Resolução CNEN 215/17, República Federativa do Brasil, Brasília, D.O.U. 30/06/17. Disponível em: <http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/Nrm602.pdf>. Último acesso em 10/11/18.
São Paulo (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Guia técnico ambiental da indústria gráfica série P + L. São Paulo: SMA, 2009. Disponível em < http://cetesb.sp.gov.br/consumosustentavel/wp-content/uploads/sites/20/2013/11/guia_ambiental2.pdf> Acesso em: 23 jan. 2018.
IAEA - International Atomic Energy Agency. Radiation Protection and Safety of Radiation Sources: International Basic Safety Standards. General Safety Requirements Part 3 No GSR part 3, Vienna, 2014. Disponível em <https://www.pub.iaea.org/MTCD/publications/PDF/Pub1578_web-57265295.pdf>. Último acesso em 10/11/18.
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Critérios de exclusão, isenção e dispensa de requisitos de proteção radiológica - Posição regulatória PR-3.01/001:2011, República Federativa do Brasil, Brasília, D.O.U. 10/05/11. Disponível em: <http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/normas/pdf/Nrm301_01.pdf>. Último acesso em 10/11/18
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão, Norma ABNT NBR IEC 60947-1 5.1. São Paulo, 2013.
SCHILLER, S.; HEISIG, U.; PANZER, S. Electron Beam Technology, New York: John Wiley & Sons, 1982.
ESTAR – Sttoping Power and Range Tables for Electrons, disponível em <https://physics.nist.gov/cgi-bin/Star/e_table.pl>. Último acesso em 13/11/2018
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/