AVALIAÇÃO DO USO DE FILMES RADIOCROMICOS AO LADO DE CAMARA DE IONIZAÇAO E TLDS NA MENSURAÇÃO DE DOSES PERIFÉRICAS

Autores/as

  • Danyel Scheidegger Soboll Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Brenda Von Wolter Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Josiane Querino Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná image/svg+xml
  • Alfredo Viamonte Instituto Nacional de Cancer
  • Victor Gabriel Leandro Alves Instituto Nacional de Cancer

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i2A.100

Palabras clave:

Filmes radiocrômicos, TLD, Câmara de Ionização

Resumen

O objetivo deste trabalho é submeter filmes radiocrômicos, dosímetros termoluminescentes e câmara de ionização a situações idênticas de irradiação, com a finalidade de se avaliarem as suas capacidades em medir doses periféricas. O crescente aumento de sobreviventes ao câncer infantil tem criado a necessidade de se investigarem as causas das sequelas do tratamento. Mensurações de radiações periféricas à região alvo da radioterapia incrementam o conhecimento do assunto e auxiliam na elaboração de métodos de proteção. Como o espectro da radiação na periferia é diferente do encontrado no feixe, a independência energética supostamente oferecida em filmes radiocrômicos pode suplantar a dependência energética encontrada em câmaras de ionização e TLDs, de forma a descartar a necessidade de correções de valores se filmes forem utilizados. Neste trabalho os três dosímetros foram submetidos às doses decorrentes da emissão de feixes de 6 MV, campo 10 cm x 10 cm e 500 UM. Os dosímetros foram posicionados a 0, 10, 17,5 e 30 cm do raio central, sempre sob 5 cm de água. Os resultados encontrados mostraram que os valores apresentados pelos filmes possuem alto desvio padrão da média e que para resultados mais conclusivos é necessário prosseguir com as irradiações, empregando feixes mais intensos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Danyel Scheidegger Soboll, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Professor do Departamento de Física, para o Curso de Tecnologia da Radiologia e para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
  • Brenda Von Wolter, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Aluna do Curso de Tecnologia da Radiologia
  • Josiane Querino Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
  • Alfredo Viamonte, Instituto Nacional de Cancer
    Programa de Qualidade em Radioterapia
  • Victor Gabriel Leandro Alves, Instituto Nacional de Cancer
    Programa de Qualidade em Radioterapia

Referencias

RUBIN, P., CONSTINE, L.S., MARKS, L.B., OKUNIEFF, P. (ORGS.). Late effects of cancer treatment on normal tissues. Springer-Verlag: 2008.

KLEIN, E.E., MASERANG, B., WOOD, R. E MANSUR, D. “Peripheral doses from pediatric IMRT”. Medical Physics 33(7), July 2006.

MANSUR, D.B., KLEIN, E.E. E MASERANG, B.P. “Measured peripheral dose in pediatric radiation therapy: A comparison of intensity-modulated and conformal techniques”. Radiotherapy and Oncology 82, 179–184, 2007.

CHIU-TSAO ST, HO Y, SHANKAR R, WANG L, HARRISON LB. “Energy dependence of response of new high sensitivity radiochromic films for megavoltage and kilovoltage radiation energies”. Medical Physics 32(11):3350-4, jul 2005.

IAEA - INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Absorbed dose determination in external beam radiotherapy: An international code of practice for dosimetry based on standards of absorbed dose to water. Technical Report Series, TRS-398, IAEA, Vienna, Austria: 2000.

VIAMONTE, A. Desenvolvimento de um Sistema Dosimétrico Postal para uso em Programas de Qualidade em Radioterapia com Feixes de Fótons em Condições de Não Referência. 2003. Dissertação (mestrado). Instituto de Radioproteção e Dosimetria. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Rio de Janeiro.

Publicado

2016-03-23

Cómo citar

AVALIAÇÃO DO USO DE FILMES RADIOCROMICOS AO LADO DE CAMARA DE IONIZAÇAO E TLDS NA MENSURAÇÃO DE DOSES PERIFÉRICAS. Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS), Rio de Janeiro, Brazil, v. 4, n. 1A (Suppl.), 2016. DOI: 10.15392/bjrs.v3i2A.100. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/100. Acesso em: 17 jul. 2025.