Concursos públicos para tecnólogo em radiologia: conhecimentos em proteção radiológica efetivamente exigidos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2B.529Palabras clave:
Tecnólogo em Radiologia, concursos públicos, proteção radiológica.Resumen
As radiações ionizantes são empregadas em áreas como saúde, indústria e segurança, não apenas no setor privado, mas também no público. Assim urge a necessidade da proteção radiológica, conjunto de estudos e práticas que aumenta a segurança nessas aplicações, onde um profissional fortemente envolvido é o tecnólogo em radiologia. O objetivo desse trabalho foi analisar os conteúdos efetivamente exigidos pelos órgãos públicos brasileiros em seus concursos para tecnólogo em radiologia, no que tange a área de proteção radiológica, identificando seu perfil de exigência. Consistiu em três etapas: na primeira, realizou-se um levantamento de todos os concursos públicos já realizados no país até o término de 2016, rastreáveis pela internet, que solicitassem diploma de graduação em Tecnologia em Radiologia; na segunda, todas as questões específicas destes certames foram coletadas e agrupadas em um arquivo eletrônico de texto; na terceira, foram segregadas as questões que envolviam proteção radiológica, usando como referência a edição 2017 do manual da prova geral de supervisão de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Os resultados mostraram que quase 40% das questões dos concursos foram sobre proteção radiológica. Dessa amostragem, as unidades mais abordadas foram segurança radiológica (36%), fundamentos de física atômica e nuclear (24%) e efeitos biológicos das radiações (16%). Conclui-se que os concursos para tecnólogo em radiologia têm o perfil de concentração de exigência em segurança radiológica, fundamentos de física atômica e nuclear e efeitos biológicos das radiações.
Descargas
Referencias
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. 35. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012.
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Certificação da Qua-lificação de Supervisores de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro, maio, 2016a (NN-7.01).
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro, março, 2014a (NN-3.01).
______. Manual do Candidato ao Exame para Certificação da Qualificação de Su-pervisores de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro, 2017a.
CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA (CONTER). Institui e normatiza atribuições, competências e funções do Profissional Tecnólogo em Radiologia. Brasília, maio, 2012a (RESOLUÇÃO Nº 2).
DANTAS, A.; FONTENELE, F. Concursos Públicos: os principais erros cometidos pelas bancas examinadoras. 2014. Disponível em: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI199907,31047-Concursos+publicos+os+principais+erros+cometidos+pelas+bancas>. Acesso em: 26 maio 2017.
EXAME. Os maiores acidentes nucleares da história. 2014. Editora Abril. Disponível em:< https://exame.abril.com.br/tecnologia/os-maiores-acidentes-nucleares-da-historia/>. Acesso em: 26 maio 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia: los artículos de BJRS tienen una licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0, que permite el uso, el intercambio, la adaptación, la distribución y la reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o autores originales y a la fuente, proporcione un enlace a la licencia Creative Commons e indique si se realizaron cambios. Las imágenes u otros materiales de terceros en el artículo están incluidos en la licencia Creative Commons del artículo, a menos que se indique lo contrario en una línea de crédito al material. Si el material no está incluido en la licencia Creative Commons del artículo y su uso previsto no está permitido por la regulación legal o excede el uso permitido, el autor deberá obtener el permiso directamente del titular de los derechos de autor. Para ver una copia de esta licencia, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/