Utilização e condições de proteção radiológica de medidores nucleares no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.625Palabras clave:
Medidor nuclear, proteção radiológica, certificação CNEN.Resumen
As indústrias de mineração, papel celulose, petrolífera, etc., que necessitam de um controle de qualidade nos processos, utilizam os medidores nucleares com fontes radioativas seladas acopladas a um detector de radiação que geram respostas precisas e rápidas quanto ao nível, espessura, densidade e umidade de diferentes tipos de materiais. Os medidores nucleares estão classificados em fixos ou portáteis e utilizam sistemas de transmissão, retroespalhamento ou reativa. Como usam fontes radioativas com várias faixas de atividades estão classificados pela AIEA como Categorias 3 e 4, de médio e baixo riscos radiológicos, devendo, assim, possuir um nível de proteção radiológica adequado para o uso seguro na instalação. A CNEN controla aproximadamente 500 instalações autorizadas com medidores nucleares. Os IOE que manuseiam esses medidores nucleares devem ter conhecimento do risco radiológico para sua própria proteção e de indivíduos do público. Para a atuação segura com os medidores nucleares, uma série de requisitos deve ser observada de acordo com cada tipo e necessidade da instalação. O presente trabalho descreve tecnicamente os medidores nucleares e dois dos principais aspectos de proteção radiológica que devem ser conhecidos para obter a certificação de Supervisor de Proteção Radiológica, tendo como base o programa da prova específica de certificação para medidor nuclear da CNEN.
Descargas
Referencias
Comissão Nacional de Energia Nuclear. Instalações Autorizadas. Disponível em: . Último acesso: 20 Fev. 2018, 2018.
SILVA, A.T; FERREIRA, E.F. Medidores Nucleares nos Processos Químicos. BAYER S/A.Disponível em: www.iaea.org/inis/collection/NCLCollectionStore/_.../29057299.pdf. Acesso em: 12 de março de 2016, 2016
International Atomic Energy Agency. Categorization of radioactive sources. IAEA-TECDOC-1344. Vienna, 2003.
Comissão Nacional de Energia Nuclear. Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. CNEN, NN 3.01. Brasil. 2014.
Comissão Nacional de Energia Nuclear. Certificação da Qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica. CNEN NN 7.01. Brasil. 2013.
Instituto de Energia Nuclear. Teste de esfregaço-Instruções. IEN. Disponível em: http://www.ien.gov.br/produtos/formularios/2008esfregacoprospectoinstrucoes.pdf. Acesso em 24 de fevereiro de 2016.
SANTIAGO, A.A; SILVA, S.C; PINTO, S.B.F. Avaliação Radiológica de Medidor Nuclear de Densidade de Solo. Monografia TCC/ IRD, 2012.
Canadian Nuclear Safety Commission. Preventing Portable Gauge Accidents. DNSR Newsletter: CNSC, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia: los artículos de BJRS tienen una licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0, que permite el uso, el intercambio, la adaptación, la distribución y la reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o autores originales y a la fuente, proporcione un enlace a la licencia Creative Commons e indique si se realizaron cambios. Las imágenes u otros materiales de terceros en el artículo están incluidos en la licencia Creative Commons del artículo, a menos que se indique lo contrario en una línea de crédito al material. Si el material no está incluido en la licencia Creative Commons del artículo y su uso previsto no está permitido por la regulación legal o excede el uso permitido, el autor deberá obtener el permiso directamente del titular de los derechos de autor. Para ver una copia de esta licencia, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/