A perspectiva do estudante da Escola SESC de Ensino Médio a respeito da geração de energia núcleo-elétrica
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v7i1.787Palabras clave:
geração de energia, energia nuclear, ensino de ciênciasResumen
O trabalho busca compreender o ponto de vista dos jovens estudantes do ensino médio sobre a geração de energia núcleo-elétrica no Brasil. Foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário com alunos da Escola Sesc de Ensino Médio, indicativo de tal perspectiva. O entendimento, por sua vez, dá-se a partir da análise de influências educacional, social e familiar. Para melhor compreensão, divide-se os alunos em diferentes momentos do ensino médio, de acordo com o acesso que os mesmos tiveram a um conhecimento científico formal e informal. No estudo, nota-se que a aceitação acerca da geração de energia nuclear em território brasileiro ocorre de maneira gradual ao longo dos anos na escola.Descargas
Referencias
Powers, T. Heisenberg's War: The Secret History of the German Bomb. Boston, MA: Da Capo Press, 2000.
Xavier, A; Lima, A.; Vigna, C; Vebi, F; Bortoleto, G; Goraieb, K; Collins, C; Bueno, M. Marcos da História da Radioatividade e Tendências Atuais. Química Nova, v. 30, No.1, p. 83-91, 2007.
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). 2000. 109p.
SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Available at: <http://www.calculoamostral.vai.la>. Last accessed: 16 Jan. 2018.
Boas, S. V. Formação e Informação Científica - Jornalismo para Iniciados e Leigos. Ed. Summus Editorial, São Paulo, 2005.
De Almeida, R. A. Um Estudo Simplificado sobre a Percepção Pública na Área Nuclear: Sugestões para Campanhas Educativas para os Diferentes Segmentos da Sociedade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reatores). Rio de Janeiro, PPGIEN/CNEN, 2011.
Da Costa, I; das Dores, J; Lira-da-Silva, R. Percepção dos Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Salvador, Bahia sobre Energia Nuclear. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0273-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.
Lucena E. A. et al. Radiação Ionizante, Energia Nuclear e Proteção Radiológica para a Escola, Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 5, n. 1, 2017. doi: 10.15392/bjrs.v5i1.215
da Silva, F; Pessanha, P; Bouhid, R. Abordagem do tema controverso Radioatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio – Um Estudo de Caso. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1502-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.
MONGELLI, S. T. Geração Núcleo-Elétrica: retrospectiva, situação atual e perspectivas futuras. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.85.2006.tde-08062007-151208. Acesso em: 2018-07-07.
F. Santos et. al. Applications of Ionizing Radiation – Disclosure Is Necessary. Available at: <https://www.euronuclear.org/events/etrap/etrap2017/pdf/Posters/ETRAP2017-A0045-fullpaper.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Licencia: los artículos de BJRS tienen una licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0, que permite el uso, el intercambio, la adaptación, la distribución y la reproducción en cualquier medio o formato, siempre que se otorgue el crédito correspondiente al autor o autores originales y a la fuente, proporcione un enlace a la licencia Creative Commons e indique si se realizaron cambios. Las imágenes u otros materiales de terceros en el artículo están incluidos en la licencia Creative Commons del artículo, a menos que se indique lo contrario en una línea de crédito al material. Si el material no está incluido en la licencia Creative Commons del artículo y su uso previsto no está permitido por la regulación legal o excede el uso permitido, el autor deberá obtener el permiso directamente del titular de los derechos de autor. Para ver una copia de esta licencia, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/