Percepção de segurança durante o exame de mamografia:
contribuição do cuidado humanizado
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2022.1914Palavras-chave:
Câncer de mama, SUS, MamografiaResumo
O presente artigo apresenta uma discussão a respeito do conhecimento da população feminina sobre o câncer de mama, os meios apresentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que contribuem para o diagnóstico e adesão ao processo de identificação precoce. Foi desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas sobre a satisfação pessoal com a saúde e sua relação com o avançar da idade, conhecimento sobre câncer de mama, fatores de risco, prevenção e exame de imagem relacionado ao diagnóstico. Envolveu mulheres moradoras da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e região metropolitada. Foram realizadas um total de 440 entrevistas no ano de 2019, com foco nas mulheres acima dos 40 anos. A maioria das mulheres afirmaram já terem realizado exame de mamografia, tendo uma minoria realizado tratamento para o câncer de mama. São apresentados dados gerais de caracterização das mulheres entrevistadas e também a percepção de cuidado promovido por políticas públicas de atenção à saúde da mulher.
Downloads
Referências
BRASIL. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro, INCA, 2019.
CAETANO, N. C. S.; DIAS, J. C.; DIAS, J. C. N . C. Câncer de mama e sistemas de detecção e diagnóstico: análise dos sistemas CAD para mamografias. Refas-Revista Fatec Zona Sul, vol. 5, pp. 1–15, 2019.
FERREIRA, M. L. S. M. Análise da percepção de mulheres de uma unidade básica de saúde sobre o exame de papanicolaou e de mama. Rev. ciênc. méd., v.16 (1) p. 5-13, 2007.
GUIMARÃES, R. M.; MUZI, C. D.; TEIXEIRA, M.; PINHEIRO, S. S. A transição da mortalidade por cânceres no Brasil e a tomada de decisão estratégica nas políticas públicas de saúde da mulher. Revista de Políticas Públicas, v. 20(1), p. 33-50, 2016.
ASSIS, C. F.; MAMEDE, M. A Mamografia e seus Desafios: Fatores Socioeducacionais Associados ao Diagnóstico Tardio do Câncer de Mama. Iniciação Científica Cesumar, v. 18 (1), p. 63-72, 2016.
CORREIA, M. S. Rachaduras no espelho de Narciso: o reconhecimento do processo de envelhecimento e as estratégias de enfrentamento utilizadas por idosos. Journal of Social Sciences, Humanities and Research in Education, v. 3 (1), p. 48-55, 2020.
CONCEIÇÃO, D. S. et al. A Educação em Saúde como Instrumento de Mudança Social. Brazilian Journal of Development, v. 6 (8), p. 59412-59416, 2020.
BRASIL. Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008.
LOPES, T. C. R. et al. Prevalência e fatores associados à realização de mamografia e exame citopatológico. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 28 (3), p. 402-410, 2015.
BRASIL. Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, Monitoramento e Acompanhamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013-2015 (PNPM), 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/