Desenvolvimento de uma metodologia nodal semi-analítica para problemas unidimensionais de autovalor baseado na teoria de transporte multigrupo de nêutrons usando a formulação das ordenadas discretas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2025.2940

Palavras-chave:

Equação de transporte de nêutrons, Formulação multigrupo de energia, Metodologia nodal, Aproximação quadrática

Resumo

Uma metodologia nodal semi-analítica é descrita neste artigo para a obtenção da solução numérica de problemas de autovalor baseada na teoria de transporte de nêutrons, em geometria slab, com espalhamento isotrópico, usando a formulação das ordenadas discretas e multigrupo de energia. Esta nova proposta faz uma aproximação polinomial quadrática apenas no termo de fissão da equação de transporte, o que justifica o método ser semi-analítico. A solução numérica é obtida por meio de dois processos iterativos interligados: o processo iterativo externo, que utiliza o método das potências para obter sucessivas estimativas para a fonte de fissão e o fator de multiplicação efetivo ( ), e o processo iterativo interno, que visa obter sucessivas estimativas dos fluxos angulares de nêutrons emergentes das regiões homogêneas em todo domínio espacial. Uma vez calculados os autovalores, para cada iteração externa de potência estima-se os fluxos angulares emergentes nas faces dos nodos e na direção da varredura do processo iterativo interno. Estes são os fluxos incidentes nas faces dos nodos adjacentes, o que garante a continuidade da solução numérica. Os algoritmos computacionais foram implementados em linguagem MATLAB. Resultados numéricos para um problema de benchmark típico, considerando um modelo do tipo ADS, c.f., Accelerator-Driven Subcritical Reactor, são fornecidos para ilustrar a precisão das soluções numéricas convergidas em cálculos de malha grossa. Apesar do método não ser livre de erro de truncamento espacial, os resultados do problema de benchmark foram considerados satisfatórios com um nodo por região e o refinamento do domínio espacial não demandou alto custo computacional no que tange o tempo de resposta, aproximando seus resultados aos das soluções analíticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natália Rocha Pinheiro, UESC/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Foi professora substituta na UFAL de março/2010 até setembro/2011. É professora assistente nível B da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde setembro de 2011. Na UESC coordenou o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) de novembro de 2011 até novembro de 2014. É professora assistente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na UESC. Doutoranda do PCI do Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional do IPRJ-UERJ, campus de Nova Friburgo.

  • Francisco Bruno Souza Oliveira, UESC/BA, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), lotado no Departamento de Engenharias e Computação, na área de Computação. Possui Doutorado e Mestrado em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/UERJ) e é Bacharel e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, exerce a função de Gerente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, onde atua na gestão de programas e políticas voltados para o fortalecimento da pesquisa e inovação na instituição.É coordenador, pela UESC, do Projeto de Colaboração Interinstitucional entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que viabiliza a oferta de uma turma especial de Doutorado em Modelagem Computacional, promovendo a formação acadêmica de alto nível e a ampliação de colaborações científicas e tecnológicas. Além disso, atua como consultor ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na avaliação e regulação de cursos de graduação e instituições de ensino superior, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contribuindo para o aprimoramento e a avaliação de programas de pós-graduação.Sua trajetória acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Computação e Matemática, com forte enfoque interdisciplinar. Desenvolve pesquisas em Modelagem Computacional, Matemática Aplicada, Computação Científica e Modelagem de Métodos Numéricos para o transporte de nêutrons, incluindo o estudo de métodos nodais, álgebra multilinear e técnicas de computação paralela para acelerar soluções computacionais em sistemas complexos.Como pesquisador, participa de ações que promovem a formação de recursos humanos qualificados e a transferência de tecnologia, conectando saberes acadêmicos ao setor produtivo. Seu trabalho reflete o compromisso com o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para o avanço de iniciativas estratégicas e auxiliando na consolidação da UESC como um polo de excelência em ensino, pesquisa e inovação.

  • Hermes Alves Filho, UERJ/Nova Friburgo-RJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em transporte e difusão de nêutrons, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenadas discretas, modelagem computacional determinística, métodos numéricos determinísticos de malha grossa e transporte de partículas neutras.

Referências

[1] Lewis, E. E.; Miller, W. F. Computational methods of neutron transport. 2nd Edition, Wiley, New York, USA, 1993. ISBN 0-471-09245-2.

[2] Badruzzaman, A. Nodal methods in transport theory. Advances in Nuclear Science and Technology, 12 1990. in <https://www.osti.gov/biblio/443936>.

[3] Lawrence, R. D. Progress in nodal methods for the solution of the neutron diffusion and transport equations. Progress in Nuclear Energy, v. 17, p. 271-301, 1986. DOI: https://doi.org/10.1016/0149-1970(86)90034-X

[4] Barros, R. C.; Larsen, E. W. A numerical method for discrete ordinate problems of one-group slab geometry without spatial truncation error. Nuclear Science and Engineering, v. 104, p. 199-208, 1990. DOI: https://doi.org/10.13182/NSE90-A23719

[5] de Abreu, M. P. Métodos determinísticos livres de aproximações espaciais para a solução numérica dominante de problemas de autovalor multiplicativo na formulação de ordenadas discretas da teoria do transporte de nêutrons. Tese de Doutorado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1996.

[6] Ramírez, S. Cálculos de criticalidade usando a equação de transporte de nêutrons multigrupo unidimensional na formulação das ordenadas discretas a partir da solução analítica local. Tese de Doutorado, IPRJ/UERJ, Nova Friburgo, RJ, Brasil, 2021.

[7] Salas, L. L.; Silva, F. C.; Martinez, A. S. A new point kinetics model for ADS-type reactor using the importance function associated to the fission rate as weight function. Annals of Nuclear Energy, v 190, p. 1-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.anucene.2023.109869

[8] Tsujimoto, K.; Sasa, T.; Nishihara, K.; Oigawa, H.; Takano, H. Neutronics design for lead-bismuth cooled accelerator-driven system for transmutation of minor actinides. Journal Nuclear Science and Technology, v. 41, n. 1, p. 21-36, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/18811248.2004.9715454

Downloads

Publicado

03-10-2025