Comparação entre a norma brasileira de radioproteção e a recomendação da International Commission on Radiological Protection publicadas em 2007
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1.3Palavras-chave:
Radiação ionizante, Proteção radiológica, NormasResumo
Em 2007, a International Commission on Radiological Protection (ICRP) divulgou um conjunto de recomendações sobre radioproteção na sua publicação No 103 que mudaram alguns conceitos importantes contidos no documento anterior (No60). Este trabalho visa comparar a norma básica de proteção radiológica brasileira (CNEN-NN-3.01) com as novas recomendações da ICRP através das diferenças existentes entre esses dois documentos. A principal diferença entre as publicações CNEN-NN-3.01 e Nº 103 da ICRP é a mudança do conceito de proteção baseada no processo, pelo uso dos conceitos de prática e intervenção, para a proteção baseada na situação de exposição, através dos conceitos de exposição planejada, emergência e situação existente. Para adequar a norma brasileira é necessário mudar seu conceito de proteção e os valores de ponderação das radiações e dos tecidos, atualizar os valores dos detrimentos causados pelas radiações, além de tornar claro o conceito de radioproteção ambiental.
Downloads
Referências
International Commission on Radiological Protection – ICRP, The 2007 recommendations of the International Commission on Radiological Protection. Publicação 103, 332 pp, 2007.
_____, Recommendations of the International Commission on Radiological Protection. Publi-cação 26, 205 pp, 1977.
_____, Recommendations of the International Commission on Radiological Protection. Publi-cação 60, 201 pp, 1990.
Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, Diretrizes Básicas de Radioproteção, 121 pp, 1988.
______, Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica, 22pp, 2005.
International Commission on Radiological Protection – ICRP, A framework for assessing the impact of ionizing radiation on non-human species. Publicação 91, 69 pp, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/