Irradiador de Nêutrons para Calibração de Detectores TLD-600
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.122Palavras-chave:
Calibração, TLD, NêutronsResumo
Pares de detectores termoluminescentes TLD-600/TLD-700 são comumente utilizados para dosimetria de nêutrons. Os TLD-600 são sensíveis à nêutrons térmicos e radiação gama, enquanto que os TLD-700 são servem para discriminar a contribuição da radiação gama na resposta dos TLD-600. A calibração de um sistema de dosimetria termoluminescente está condicionada, dentre outras, à sensibilidade dos detectores utilizados. Variações na concentração de impurezas e dopantes implicam na resposta dos detectores TLD‑600 a nêutrons. A exposição a doses elevadas de nêutrons térmicos também pode reduzir a sensibilidade. Por estas razões é necessário calibrar todos os detectores antes de colocá-los em uso. Este trabalho teve por objetivo construir um arranjo experimental denominado Irradiador de Nêutrons para calibração de detectores TLD-600 em função de sua sensibilidade a nêutrons. Foram utilizados uma fonte de 241Am-Be do GENuc/UFRGS e detectores termoluminescentes fornecidos pelo Laboratório de Dosimetria da PRO-RAD. Devido ao espectro energético da fonte de 241Am-Be, seriam necessários longos tempos de irradiação para obter respostas suficientes nos TLD‑600. Construiu-se um irradiador cilíndrico, de polietileno, no centro do qual é inserida a fonte para irradiar detectores dispostos na superfície do mesmo. O aumento da fluência de nêutrons térmicos propicia maior resposta dos TLD-600 com tempos de exposição substancialmente menores. Após irradiação dos detectores foi determinado o fator de sensibilidade a nêutrons normalizando as respostas pela média das mesmas. Outras irradiações foram feitas, aplicando-se os fatores de sensibilidade nas respostas, comprovando-se a aplicabilidade deste Irradiador de Nêutrons.
Downloads
Referências
OBERHOFER, M.; SCHARMANN, A. Applied Thermoluminescence Dosimetry, Bristol: Adam Hilger, 1981.
MARTINS, M.M.; MAURÍCIO, C.L.P.; PEREIRA, W.W.; DA SILVA, A.X. Charac-terization of a two-component thermoluminescent albedo dosimeter according to ISO 21909. Radiation Measurements, v. 46, p. 555-560, 2011.
SOUTO, E.B.; CAMPOS, L.L. Development of a Brazilian gamma-neutron dosimeter. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research B, v. 266, p. 3174-3177, 2008.
CAVALIERI, T.A. Emprego do MCNP no estudo dos TLD-600 e 700 visando a imple-mentação da caracterização do feixe de radiação na instalação de BNCT do IEA-R1. Dissertação de mestrado apresentada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN-SP, 2013.
GAMBARINI, G.; KLAMERT, V.; AGOSTEO, S.; BIRATTI, C.; GAY, S.; ROSSI, G.; SCOLARI, L. Study of a method based on TLD detectors for in-phantom dosimetry in BNCT. Radiation Protection Dosimetry, v. 100 (1-4), p. 631-636, 2004.
SOUTO, E.B. Projeto, construção e caracterização de um dosímetro para radiação de nêu-trons. Dissertação de mestrado apresentada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN-SP, 2007.
IAEA – International Atomic Energy Agency. Calibration of radiation protection mon-itoring instruments. IAEA SRS 16, Viena: IAEA, 2000.
Cross Section Plotter. Disponível em <http://atom.kaeri.re.kr>. Último acesso: 31 Out. 2014.
IAEA – International Atomic Energy Agency. Compendium of neutrons spectra and detector responses for radiation protection purposes. IAEA TRS 403, Viena: IAEA, 2001.
MADI FILHO, T. Desenvolvimento de um detector de nêutrons usando sensor tipo barreira de superfície com conversor (n, p) e conversor (n, α). Tese de Doutorado apresentada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN-SP, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/