PLATAGAM: a videogame structured as a didactical material for divulgation of some of the benefits of the Gamma Radiation produced in the Cobalt-60 Multipurpose Irradiator at IPEN’s facilities
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2022.1851Palavras-chave:
nuclear technology benefits, educative videogames, didactical materialsResumo
This paper aimed at the conception and implementation of a platform videogame designed to make known some of the benefits of the use of Gamma Radiation produced in the Cobalt-60 Multipurpose Irradiator, built with Brazilian technology at IPEN’s facilities. Unity 3D game engine and some other free softwares for image edition were used. Four missions await the player, illustrating the following benefits of gamma radiation irradiation: on foods and beverages to retard deterioration and interrupt microorganisms proliferation; on tilapias (a kind of fish), which skins are used in bandages for burns; on surgical materials as a sterilization procedure; and, finally, on museum items, for eradication of plagues on the collection. The authors hope that the offering of this didactic material will aid some effective Science Learning, mainly in Nuclear Technology.
Downloads
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, Brasil, 1998.
LUCAS, M. Learning from gaming: teachers’ and students’ perceptions. Journal of Mobile Multimedia, v. 10, p.206-217, 2014.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
DJAOUTI, D.; ALVAREZ, J.; JESSEL, J. Classifying Serious Games: The G/P/S model. In: FELICIA, P. Handbook of Research on Improving Learning and Motivation through Educational Games: Multidisciplinary Approaches, 1st ed., Hershey: Information Science Reference, 2011. p. 118-136.
ROCHA, R. V.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S., Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION, 2015, Maceió. Annals… Maceió: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 490-498.
CARVALHO, C. V. GameBased Learning, In: II WORLD CONGRESS ON SYSTEMS ENGINEERING AND INFORMATION TECHNOLOGY, 2015, Vigo. Annals… Vigo: Science and Education Research Council, 2015. p. 176-181.
SOBRINHO, M. E., RESPLANDES, D. C. S., VALENTE K. W. S., SAMPAIO NETO, E.; RIBEIRO FILHO, M., Game Serra Pelada: Projeto Implementação e Avaliação de um Jogo Educativo para o ensino de Geometria para Alunos do 9° do Ensino Fundamental, In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2016, São Paulo. Annals… São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 865-872.
REINOSO, L. F., NETO, C.B. L., LOPES, L.C. Principais características dos games para serem inseridos como ferramenta educacional. In: VI CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, 2012, Criciúma. Annals… Criciúma: UNESC, 2012.
TASSI, P. Here are The Five Best-Selling Video Games of All Time. 2016. Available at: <https://www.forbes.com/sites/insertcoin/2016/07/08/here-are-the-five-best-selling-video-games-of-all-time/#1ac8fb805926>. Last accessed: 20 Jan. 2022.
CARVALHO, R. P. Applications of Nuclear Energy. 1 ed. Vienna : International Atomic Energy Agency, 2019.
HYPERPHISICS. Cobalt-60. Georgia State University. Available at: <http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/Nuclear/betaex.html>. Last accessed: 20 Jan. 2022.
RELA, P. R.; CALVO, W. A. P.; SPRINGER, F. E.; OMI, N. M.; COSTA, F.E.; VIERIA, J. M.; ANDRADE E SILVA, L. G., Desenvolvimento e implantacao de um irradiador multiproposito de cobalto-60 tipo compacto. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 1710-1713, 2002.
IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Institucional: sobre o IPEN Available at: <https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=10>. Last accessed: 20 Jan. 2022.
ALVES, A. P. N. N., VERDE, M. E. Q. L., FERREIRA JÚNIOR, A. E. C., SILVA P. G. B., FEITOSA, V. P., LIMA JÚNIOR, E. M., et al. Avaliação microscópica, estudo histoquímico e análise de propriedades tensiométricas da pele de tilápia do Nilo. Revista Brasileira de Queimaduras. v. 4, n. 3, p. 203-210, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/