Infraestrutura regulatória para a proteção radiológica e segurança das fontes de radiação ionizante em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2423Palavras-chave:
infraestrutura regulatória, proteção radiológica, fontes de radiação ionizanteResumo
Desde 2006, quando o país se tornou um estado membro da Agência Internacional de Energia Atómica, tem havido um número crescente de aplicações pacíficas de radiação ionizante em Moçambique, que foi fundamental para ajudar Moçambique a estabelecer sua autoridade nacional de proteção e segurança contra a radiação ionizante. A revisão literária foi usada para coletar os dados das publicações da Agência Internacional de Energia Atómica, e a maioria das informações não publicadas foi coletada na Agência Nacional de Energia Atómica e na Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique. Sete aspectos da infraestrutura regulatória nacional são descritos neste artigo. O estabelecimento de uma autoridade nacional de proteção e segurança contra a radiação Ionizante tem sido bem-sucedido e garantirá um padrão de segurança aceitável a proteção das pessoas e do meio ambiente contra os efeitos nocivos da radiação ionizante.
Downloads
Referências
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 308-B/75, de 24 de junho. Extingue à data da independência do Estado de Moçambique a Direcção Provincial dos Serviços de Prospecção e Exploração Mineira e a Direcção Provincial do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares, da Junta de Energia Nuclear. 1975. Available at: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/308-b-531196
VELICHKOV, K. Synchronising Nuclear Governance in SADC Member States Through Regional Cooperation. South African Institute of International Affairs, 2021. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/resrep37454.
IAEA. 2020. Available at: https://www.iaea.org/sites/default/files/20/07/tc-mozambique.pdf
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 67/2009 de 11 de dezembro. Cria a Agência Nacional de Energia Atómica - Entidade Reguladora, abreviadamente designada por ANEA e aprova o respectivo Regulamento. Boletim da República. I Série. Número 49. Imprensa Nacional de Moçambique. 2009.
MOÇAMBIQUE. Lei nº 8/2017 de 21 de Julho. Lei de Energia Atómica. Boletim da República. I Série. Número 114. Imprensa Nacional de Moçambique. 2017.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 19/2018 de 24 de Abril. Fixa as taxas devidas pelo licenciamento e provisão de serviços no âmbito das actividades ou práticas que envolvam o uso seguro e pacífico da energia nuclear ou radiações ionizantes. Boletim da República. I Série. Número 81. Imprensa Nacional de Moçambique. 2018.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 49/2018 de 21 de Agosto. Aprova o Regulamento de Proteção Radiológica. Boletim da República. I Série. Número 164. Imprensa Nacional de Moçambique. 2018.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 54/2019 de 14 de Junho. Aprova o Estatuto Orgânico da Agência Nacional de Energia Atómica. Boletim da República. I Série. Número 115. Imprensa Nacional de Moçambique. 2019.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 48/2023 de 15 de Agosto. Aprova o Regulamento de Licenciamento e Fiscalização de Instalações Radioactivas e Fontes de Radiação Ionizante. Boletim da República. I Série. Número 157. Imprensa Nacional de Moçambique. 2023.
CARVALHO, F. P. MATINE, O. F. TAIMO, S. OLIVEIRA, J. M. SILVA, L. MALTA, M. Radionuclides and radiation doses in heavy mineral sands and other mining operations in Mozambique. Radiation Protection Dosimetry, V. 158, P. 181–186, 2014. Available at: https://doi.org/10.1093/rpd/nct202
IAEA. Available at: https://ola.iaea.org/Applications/FactSheets/Country/Detail?code=MZ
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/