Comprehensive Analysis of Guided Tours to the RA-6 Nuclear Research Reactor: Educational, Research, and Social Perspectives
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2452Palavras-chave:
research reactor, outreach, public perception, educationResumo
Guided tours of the RA-6 nuclear research reactor provide a unique opportunity to bring students, teachers, researchers, and the general public closer to the reality of this technology. They aim to promote a deeper understanding of its operation, facilities, applications, and safety protocols, with the goal of dispelling misconceptions, overcoming myths, and alleviating associated fears. Year after year, from 2018, excluding the pandemic period, the number of visitors has increased, reaching over 3000 individuals in 2023 from Argentina and various regions of Latin America and the world. This increase has had a positive impact on both the community and public perception regarding nuclear technology.
Downloads
Referências
Reactores de Investigación RA-6: El reactor escuela de Bariloche. Disponible en: https://www.argentina.gob.ar/cnea/Tecnologia-nuclear/reactores-de-investigacion/ra-6. Acceso en: 5 de marzo 2024.
Instituto Balseiro Informe especial: Reactor Escuela. Disponible en: https://www.ib.edu.ar/comunicacion-y-prensa/noticias/item/738-informe-especial-reactor-escuela.html Acceso en: 5 de marzo 2024.
IAEA TECDOC-1234 Applications of Research Reactors: Public tours and visits (2001)
IAEA NP-T-5.3 Applications of Research Reactors: Public relations and staff cooperation (2014)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/