Utilização de recursos multimídia na comunicação das ciências nucleares no ambiente escolar brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2574Palavras-chave:
Tecnologia nuclear, comunicação científica, multimídia, educaçãoResumo
O Brasil possui um futuro promissor na tecnologia nuclear, evidenciado por investimentos significativos, como a construção do Reator Multipropósito Brasileiro e a conclusão da terceira usina nuclear do país, Angra 3. No entanto, a comunicação científica sobre os benefícios e aplicações da tecnologia nuclear ainda precisa ser fortalecida para aumentar a aceitação pública. Nesse contexto, os recursos multimídia provaram ser uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem significativa sobre a tecnologia nuclear entre alunos do ensino médio. Após as aulas, 97,76% dos alunos perceberam um ganho de conhecimento sobre tecnologias nucleares, e 86,64% relataram uma atitude mais positiva em relação à ciência nuclear. Além disso, 84% dos alunos expressaram uma maior favorabilidade em relação às aplicações das radiações, e o apoio à energia nuclear como uma fonte de energia limpa aumentou de 43,84% para 84,88%. Esses resultados indicam que a multimídia não apenas facilitou a compreensão de conceitos complexos, mas também contribuiu para uma percepção mais favorável da tecnologia nuclear entre os alunos. Esse resultado é crucial para fomentar uma cultura informada sobre a importância da tecnologia nuclear, garantindo que futuros profissionais e tomadores de decisão estejam bem informados sobre seus benefícios e aplicações.
Downloads
Referências
[1] LEMOS, D. L. S.; SOUZA, R. R. “Representação de recursos multimídia na web: uso e reuso de padrões de anotação,” Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, pp. 202-232 (2020).
[2] ZAMORA, E. et al., “Remote Reading and Teaching of Nuclear Medicine in the Era of COVID-19”, Seminars in Nuclear Medicine, vol. 52, pp. 71-78 (2022).
[3] GNANASEGARAN, G. et al., “Coronavirus (COVID-19) pandemic mediated changing trends in nuclear medicine education and training: time to change and scintillate”, European Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imaging, vol. 1, pp. 427-435 (2022).
[4] DOMINGUEZ, S. “Long-Distance Learning: IAEA E-Learning Course - Delivers Research Reactor Training to Experts in Latin America and the Caribbean,” IAEA Department of Technical Cooperation, https://www.iaea.org/newscenter/news/long-distance-learning-iaea-e-learning-course-delivers-research-reactor-training-to-experts-in-latin-america-and-the-caribbean (2021).
[5] ARAFA, A.; H. I. ASHOUB, S. N. “Development of an Educational Nuclear Research Reactor Simulator,” Kerntechnik, vol. 79, pp. 518-527 (2014).
[6] MACHADO, T. B. Aceitação da energia nuclear por parte da opinião pública no Brasil. 2021, 234 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2021
[7] MAYER, R. E. Multimedia Learning. 3ª ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. DOI:10.1017/9781316941355.
[8] AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003, 35 p.
[9] THEES, A.; MACHADO, M. A. “Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM): uma proposta adaptada para análise de videoaulas,” Informática na educação: teoria & prática, vol. 25 (2022).
[10] G. A. M. Falkembach, M. Geller; S. R. Silveira, “Desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais utilizando a Ferramenta de Autoria Multimídia: um estudo de caso com o ToolBook Instructor”, RENOTE, vol. 4, (2006).
[11] WANG, F.; GU, J.; WU, J. Perspective taking, energy policy involvement, and public acceptance of nuclear energy: Evidence from China. Energy Policy, v. 145, 2020.
[12] CHOI, Y. S.; KIM, J. M.; HAN, E. O. Effects of Education Concerning Radiation and Nuclear Safety and Regulation on Elementary, Middle, and High School Students in Korea. Journal of Radiation Protection and Research, v. 45, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Vitor Fernandes Almeida, Amir Zacarias Mesquita, Alexandre Soares Leal, Fernando Soares Santos, Rodrigo Vieira Pereira, Valéria Emiliana Alcântara e Alves, Adriano Almeida Massaud Felippe, Ana Rosa Baliza Maia, Leonardo Yago Zwetsch Varella, Walewska Gouveia Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/