Utilização de recursos multimídia na comunicação das ciências nucleares no ambiente escolar brasileiro

Autores

  • Vitor Fernandes Almeida Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-7054-6418 (não autenticado)
  • Amir Zacarias Mesquita Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Alexandre Soares Leal Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Fernando Soares Santos Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Rodrigo Vieira Pereira Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Valéria Emiliana Alcântara e Alves Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Adriano Almeida Massaud Felippe Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Ana Rosa Baliza Maia Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Leonardo Yago Zwetsch Varella Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Walewska Gouveia Silva Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2574

Palavras-chave:

Tecnologia nuclear, comunicação científica, multimídia, educação

Resumo

O Brasil possui um futuro promissor na tecnologia nuclear, evidenciado por investimentos significativos, como a construção do Reator Multipropósito Brasileiro e a conclusão da terceira usina nuclear do país, Angra 3. No entanto, a comunicação científica sobre os benefícios e aplicações da tecnologia nuclear ainda precisa ser fortalecida para aumentar a aceitação pública. Nesse contexto, os recursos multimídia provaram ser uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem significativa sobre a tecnologia nuclear entre alunos do ensino médio. Após as aulas, 97,76% dos alunos perceberam um ganho de conhecimento sobre tecnologias nucleares, e 86,64% relataram uma atitude mais positiva em relação à ciência nuclear. Além disso, 84% dos alunos expressaram uma maior favorabilidade em relação às aplicações das radiações, e o apoio à energia nuclear como uma fonte de energia limpa aumentou de 43,84% para 84,88%. Esses resultados indicam que a multimídia não apenas facilitou a compreensão de conceitos complexos, mas também contribuiu para uma percepção mais favorável da tecnologia nuclear entre os alunos. Esse resultado é crucial para fomentar uma cultura informada sobre a importância da tecnologia nuclear, garantindo que futuros profissionais e tomadores de decisão estejam bem informados sobre seus benefícios e aplicações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitor Fernandes Almeida, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear
    I am Vitor Fernandes de Almeida, a Master’s in Radiations, Minerals, and Materials Science and Technology (Nuclear Technology Development Center / National Nuclear Energy Commission – Brazil) and a Chemical Engineer (University Center UNA – Brazil) and I take great interest in the research group headed by you. Last year, I finished my Master’s Degree (February 21th 2020). My research so far consists in the study of nuclear reactor primary cooling chemical parameters, and I also study the thermal hydraulics science.
  • Amir Zacarias Mesquita, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

    Pesquisador de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico - DT/CNPq (2010-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq (2017-2023). Pesquisador Mineiro - Fapemig (2008-2010) (2012-2014) (2019-2021). Doutor em Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2005). Mestre em Ciências e Técnicas e Nucleares - (1981) e Graduado em Engenharia Elétrica (1978), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Pesquisador Titular III do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear - CDTN/Cnen, (desde 1982). Membro Titular do Colegiado (2014-2017) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN; disciplinas: Fundamentos de Energia Nuclear, História da Ciência-Tecnologia Nuclear, Termohidráulica e Física de Reatores. Dedica-se à pesquisa em engenharia nuclear, com ênfase em termohidráulica e neutrônica experimental de reator nuclear de pesquisa e irradiação gama. Publicou mais de quatro centenas de artigos em revistas e anais. Autor dos livros: Digital Control System Simulation for Nuclear Reactor Neutronic Parameters - Nova Science Publishers Inc. NY (2012), Termo-Hidráulica Experimental de Reator Nuclear de Pesquisa Triga (2015), Instrumento Digital para Testes por Correntes Parasitas (2018) e Energia Nuclear: Uma Introdução - Universidade Federal do Paraná - UFPR (2023). Editor dos livros: Current Research in Nuclear Reactor Technology in Brazil and Worldwide (2013) e Nuclear Reactors (2012) - InTech Publisher (Croácia). Membro do Corpo Editorial e Revisor de várias revistas, como: Nuclear Technology - ANS, Journal of ASTM, Annals of Nuclear Energy/Progress in Nuclear Energy (Elsevier), International Journal of Nuclear Energy Science and Technology (Inderscience Publishers) e Nuclear Science and Techniques (Springer). Indicado duas vezes pelo Eni Scientific Secretariat para o The Eni Award (2011 e 2012, Azienda Generale Italiana Petroli - Agip), categoria: Protection of the Environment Prize. Expert da International Atomic Energy Agency (IAEA) (Colômbia e Marrocos) e do National Centre of Science and Technology Evaluation (Ministry of Education and Science of Kazakhstan). Consultor do Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo - Cyted, do Conselho de Ensino da Cnen, da Fapemig e do CNPq. Coordenador de projetos de pesquisa no CDTN/Cnen, Fapemig e CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Tecnologia de Reatores Nucleares e Instalações Radiativas. Colaborador de projetos na UFMG, Unicamp, Finep, Capes e INCT/CNPq. Membro da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Instrutor de curso para treinamento de operadores de reatores nucleares e Operador Sênior de reator. Membro da Comissão de Análise Qualitativa da Área de Engenharias 2 na Capes, a partir de 2022.

Referências

[1] LEMOS, D. L. S.; SOUZA, R. R. “Representação de recursos multimídia na web: uso e reuso de padrões de anotação,” Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, pp. 202-232 (2020).

[2] ZAMORA, E. et al., “Remote Reading and Teaching of Nuclear Medicine in the Era of COVID-19”, Seminars in Nuclear Medicine, vol. 52, pp. 71-78 (2022).

[3] GNANASEGARAN, G. et al., “Coronavirus (COVID-19) pandemic mediated changing trends in nuclear medicine education and training: time to change and scintillate”, European Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imaging, vol. 1, pp. 427-435 (2022).

[4] DOMINGUEZ, S. “Long-Distance Learning: IAEA E-Learning Course - Delivers Research Reactor Training to Experts in Latin America and the Caribbean,” IAEA Department of Technical Cooperation, https://www.iaea.org/newscenter/news/long-distance-learning-iaea-e-learning-course-delivers-research-reactor-training-to-experts-in-latin-america-and-the-caribbean (2021).

[5] ARAFA, A.; H. I. ASHOUB, S. N. “Development of an Educational Nuclear Research Reactor Simulator,” Kerntechnik, vol. 79, pp. 518-527 (2014).

[6] MACHADO, T. B. Aceitação da energia nuclear por parte da opinião pública no Brasil. 2021, 234 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2021

[7] MAYER, R. E. Multimedia Learning. 3ª ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. DOI:10.1017/9781316941355.

[8] AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003, 35 p.

[9] THEES, A.; MACHADO, M. A. “Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM): uma proposta adaptada para análise de videoaulas,” Informática na educação: teoria & prática, vol. 25 (2022).

[10] G. A. M. Falkembach, M. Geller; S. R. Silveira, “Desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais utilizando a Ferramenta de Autoria Multimídia: um estudo de caso com o ToolBook Instructor”, RENOTE, vol. 4, (2006).

[11] WANG, F.; GU, J.; WU, J. Perspective taking, energy policy involvement, and public acceptance of nuclear energy: Evidence from China. Energy Policy, v. 145, 2020.

[12] CHOI, Y. S.; KIM, J. M.; HAN, E. O. Effects of Education Concerning Radiation and Nuclear Safety and Regulation on Elementary, Middle, and High School Students in Korea. Journal of Radiation Protection and Research, v. 45, 2020.

Downloads

Publicado

12-03-2025

Como Citar

Utilização de recursos multimídia na comunicação das ciências nucleares no ambiente escolar brasileiro. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 12, n. 4B (Suppl.), p. e2574, 2025. DOI: 10.15392/2319-0612.2024.2574. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2574. Acesso em: 16 jul. 2025.