Utilização de recursos multimídia na comunicação das ciências nucleares no ambiente escolar brasileiro

Autores

  • Vitor Fernandes Almeida Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-7054-6418 (não autenticado)
  • Amir Zacarias Mesquita Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Alexandre Soares Leal Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Fernando Soares Santos Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Rodrigo Vieira Pereira Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Valéria Emiliana Alcântara e Alves Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Adriano Almeida Massaud Felippe Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Ana Rosa Baliza Maia Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Leonardo Yago Zwetsch Varella Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Walewska Gouveia Silva Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2574

Palavras-chave:

Tecnologia nuclear, comunicação científica, multimídia, educação

Resumo

O Brasil possui um futuro promissor na tecnologia nuclear, evidenciado por investimentos significativos, como a construção do Reator Multipropósito Brasileiro e a conclusão da terceira usina nuclear do país, Angra 3. No entanto, a comunicação científica sobre os benefícios e aplicações da tecnologia nuclear ainda precisa ser fortalecida para aumentar a aceitação pública. Nesse contexto, os recursos multimídia provaram ser uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem significativa sobre a tecnologia nuclear entre alunos do ensino médio. Após as aulas, 97,76% dos alunos perceberam um ganho de conhecimento sobre tecnologias nucleares, e 86,64% relataram uma atitude mais positiva em relação à ciência nuclear. Além disso, 84% dos alunos expressaram uma maior favorabilidade em relação às aplicações das radiações, e o apoio à energia nuclear como uma fonte de energia limpa aumentou de 43,84% para 84,88%. Esses resultados indicam que a multimídia não apenas facilitou a compreensão de conceitos complexos, mas também contribuiu para uma percepção mais favorável da tecnologia nuclear entre os alunos. Esse resultado é crucial para fomentar uma cultura informada sobre a importância da tecnologia nuclear, garantindo que futuros profissionais e tomadores de decisão estejam bem informados sobre seus benefícios e aplicações.

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Biografia do Autor

  • Vitor Fernandes Almeida, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear
    I am Vitor Fernandes de Almeida, a Master’s in Radiations, Minerals, and Materials Science and Technology (Nuclear Technology Development Center / National Nuclear Energy Commission – Brazil) and a Chemical Engineer (University Center UNA – Brazil) and I take great interest in the research group headed by you. Last year, I finished my Master’s Degree (February 21th 2020). My research so far consists in the study of nuclear reactor primary cooling chemical parameters, and I also study the thermal hydraulics science.
  • Amir Zacarias Mesquita, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

    Pesquisador de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico - DT/CNPq (2010-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq (2017-2023). Pesquisador Mineiro - Fapemig (2008-2010) (2012-2014) (2019-2021). Doutor em Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2005). Mestre em Ciências e Técnicas e Nucleares - (1981) e Graduado em Engenharia Elétrica (1978), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Pesquisador Titular III do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear - CDTN/Cnen, (desde 1982). Membro Titular do Colegiado (2014-2017) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN; disciplinas: Fundamentos de Energia Nuclear, História da Ciência-Tecnologia Nuclear, Termohidráulica e Física de Reatores. Dedica-se à pesquisa em engenharia nuclear, com ênfase em termohidráulica e neutrônica experimental de reator nuclear de pesquisa e irradiação gama. Publicou mais de quatro centenas de artigos em revistas e anais. Autor dos livros: Digital Control System Simulation for Nuclear Reactor Neutronic Parameters - Nova Science Publishers Inc. NY (2012), Termo-Hidráulica Experimental de Reator Nuclear de Pesquisa Triga (2015), Instrumento Digital para Testes por Correntes Parasitas (2018) e Energia Nuclear: Uma Introdução - Universidade Federal do Paraná - UFPR (2023). Editor dos livros: Current Research in Nuclear Reactor Technology in Brazil and Worldwide (2013) e Nuclear Reactors (2012) - InTech Publisher (Croácia). Membro do Corpo Editorial e Revisor de várias revistas, como: Nuclear Technology - ANS, Journal of ASTM, Annals of Nuclear Energy/Progress in Nuclear Energy (Elsevier), International Journal of Nuclear Energy Science and Technology (Inderscience Publishers) e Nuclear Science and Techniques (Springer). Indicado duas vezes pelo Eni Scientific Secretariat para o The Eni Award (2011 e 2012, Azienda Generale Italiana Petroli - Agip), categoria: Protection of the Environment Prize. Expert da International Atomic Energy Agency (IAEA) (Colômbia e Marrocos) e do National Centre of Science and Technology Evaluation (Ministry of Education and Science of Kazakhstan). Consultor do Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo - Cyted, do Conselho de Ensino da Cnen, da Fapemig e do CNPq. Coordenador de projetos de pesquisa no CDTN/Cnen, Fapemig e CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Tecnologia de Reatores Nucleares e Instalações Radiativas. Colaborador de projetos na UFMG, Unicamp, Finep, Capes e INCT/CNPq. Membro da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Instrutor de curso para treinamento de operadores de reatores nucleares e Operador Sênior de reator. Membro da Comissão de Análise Qualitativa da Área de Engenharias 2 na Capes, a partir de 2022.

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Publicado

12-03-2025