Técnicas para a detecção de lixiviação seletiva em componentes metálicos
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2584Palavras-chave:
lixiviação seletiva, planta nuclear, Extensão de vida útilResumo
A lixiviação seletiva é um tipo de corrosão, na qual determinado elemento de uma liga é preferencialmente removido de um material, deixando para trás um material poroso ou enfraquecido que pode afetar sua qualidade e integridade estrutural. A avaliação da qualidade dos componentes afetados pela lixiviação seletiva geralmente envolve várias técnicas de inspeção e métodos de avaliação para determinar a extensão e a severidade da degradação. Neste artigo, descreveremos as principais técnicas que são utilizadas na detecção de lixiviação seletiva em metais e as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Além disso, serão apresentados indicadores visuais da presença de lixiviação seletiva. A lixiviação seletiva pode afetar significativamente a operação de longo prazo (LTO) de uma usina nuclear (NPP), comprometendo a segurança, a integridade estrutural e potencialmente levando à liberação de material radioativo. Devido à que o Programa de detecção de lixiviação seletiva é uma exigência da atual autoridade reguladora nacional á necessidade de conhecer as técnicas de detecção precoce de defeitos e falhas em SSCs devido a lixiviação seletiva, possibilitando correções imediatas e minimizando recursos e substituições. Daí a importância deste trabalho para a NPP de Angra 1. Como resultado deste trabalho, fornece-se um guia que abordará as técnicas fundamentais utilizadas para gerenciar e mitigar os riscos associados a esse fenômeno.
Downloads
Referências
[1] EPRI 3002026340. Recommendations for Implementing an Effective Program to Manage Selective Leaching Degradation. Palo Alto-CA. USA: EPRI Project Management, 2023.
[2] EPRI 3002016057. Selective Leaching: State-of-the-Art Technical Update. Palo Alto-CA. USA: EPRI Project Management, 2019.
[3] ISO 9712: Non-destructive testing - Qualification and certification of NDT personnel. International Organization for Standardization, 2021.
[4] EPRI 1025218, Nondestructive Evaluation: Correlation of Selective Leached Thickness to Hardness for Gray Cast Iron and Brass. Palo Alto-CA. USA: EPRI Project Management, 2012.
[5] VIEIRA B. LOPES; GUAL, MARITZA R.; SOUZA R. S. Evaluation of the integrity of mechanical components by selective leaching in metals. Brazilian Journal of Radiation Science, 2024.
[6] HELLIER, C. J. Handbook of Nondestructive Evaluation - McGraw-Hill, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Maritza Rodríguez Gual, Bruno Lopes Vieira , Rennan Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/