Tecnólogos em Radiologia certificados como Supervisores de Radioproteção em Medicina Nuclear: cenário atual
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2025.2626Palavras-chave:
medicina nuclear, tecnologia em radiologia, supervisor de proteção radiológicaResumo
A presença de um supervisor de proteção radiológica é obrigatória no quadro de colaboradores de um serviço de medicina nuclear segundo a norma CNEN-NN-3.05. Para a obtenção da certificação da qualificação de supervisores em proteção radiológica é necessário, além da realização das provas geral e específica, a graduação em um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação nas áreas especificadas pela legislação. Esse estudo analisou a quantidade de profissionais formados em tecnologia em radiologia certificados como supervisores de proteção radiológica em medicina nuclear no Brasil. Para esta análise foi considerada a listagem disponibilizada no endereço eletrônico do órgão regulador até a data de elaboração deste trabalho. Dos 326 profissionais encontrados, apenas 2.76% apresentam formação acadêmica em Tecnologia em Radiologia, Física e Medicina que representam, juntos, mais da metade dos supervisores de radioproteção (65,65%). Os resultados evidenciam que, apesar da área de ciências radiológicas e o curso de Tecnologia em Radiologia, especificamente o ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais, permitir que os discentes concluam a graduação aptos para ingressar nesse mercado de trabalho e atuar como supervisor de proteção radiológica, há um número inferior deste profissional certificado nesse meio. O estudo forneceu um parâmetro sobre o estado da arte da formação superior em Tecnologia em Radiologia e a inserção e interesse desses profissionais na certificação quando comparado às outras formações.
Downloads
Referências
[1] CNEN. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Available at: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/normas/grupo-6/grupo6-nrm305.pdf. Accessed on: 02 Jul. 2024
[2] CNEN. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Available at: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/normas/grupo3/NormaCNENNN3.01.pdf. Accessed on: 02 Jul. 2024.
[3] CNEN. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Available at: https://appasp2019.cnen.gov.br/seguranca/cons-ent-prof/lst-entidades-aut-cert.asp?p_ent=42&d=Medicina%20Nuclear. Accessed on: 03 Jul. 2024.
[4] CNEN. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Available at: https://appasp2019.cnen.gov.br/seguranca/cons-ent-prof/lst-prof-credenciados.asp?OP=FM. Accessed on: 03 Jul. 2024.
[5] CNEN. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Available at: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/normas/grupo-7/grupo7-nrm701.pdf. Accessed on: 03 Jul. 2024.
[6] CORDEIRO, J. N. Estudo comparativo entre a prova específica para a certificação para a certificação da qualificação de Supervisores de Proteção Radiológica em medicina nuclear (CQRPS-MN) e a grade do curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso, Belo Horizonte, p. 1-54, 2021.
[7] FREITAS, M. B. Proposta de residência em física médica conforme as diretrizes nacionais dos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde dos Ministérios da Saúde e da Educação. Revista Brasileira de Física Médica, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 113-118, 2012.
[8] ABFM. Associação Brasileira de Física Médica. Available at: https://www.abfm.org.br/media/arquivos/df09f77f64.pdf. Accessed on: 24 Jul. 2024.
[9] SBMN. Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear. Available at: https://sbmn.org.br/wp-content/uploads/2021/12/NOVO-PROGRAMA-B%C3%81SICO-DE-RESID%C3%8ANCIA-M%C3%89DICA-06.12.2017.pdf. Accessed on: 24 Jul. 2024.
[10] IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Available at: https://www.ibge.gov.br/. Accessed on: 06 Ago. 2024.
[11] CHAVES, M. L. Estudo comparativo entre a prova geral para a certificação da qualificação de Supervisor de Proteção Radiológica e a grade do curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso, Belo Horizonte, p. 1-39, 2016.
[12] PAIVA, F. G. Levantamento do perfil dos profissionais Supervisores em Radioproteção em Medicina Nuclear. Trabalho de Conclusão de Curso, Belo Horizonte, p. 1-45, 2013.
[13] UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Available at: https://www.fisica.ufmg.br/graduacao/estrutura-curricular/. Accessed on: 25 Jul. 2024.
[14] UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Available at: https://www.ufmg.br/sisu/edital/. Accessed on: 25 Jul. 2024.
[15] UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Available at: https://www.medicina.ufmg.br/cegrad/radiologia/matriz-curricular/. Accessed on: 25 Jul. 2024.
[16] UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Available at: https://www.medicina.ufmg.br/cegrad/wp-content/uploads/sites/102/2024/08/VERSAO-N-20241-1.pdf. Accessed on: 01 Sep. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Bianca Senario Felix, Geralda Edineia da Cruz, Pedro Henrique Dias Vieira, Maria Odilia Rodrigues Luz, Rodrigo Modesto Gadelha Gontijo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/