Análise comparativa entre valores fornecidos e valores medidos em módulos fotovoltaicos
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2632Palavras-chave:
Módulo fotovoltaico, Curva Característica I-V, Eletroluminescência, Ponto de Máxima PotênciaResumo
Este artigo busca tratar de um tema primordial no que se refere a módulos fotovoltaicos, seu respectivo rendimento. No planejamento de um sistema fotovoltaico a potência que a módulo entrega é a base de cálculo para o projeto, com isso é investigado se este valor reflete a realidade. No IEE é realizado a plotagem da curva característica I-V em simulador solar para obtenção dos valores máximos que dois módulos de diferentes tecnologias celulares em comparação com valores do datasheet do fabricante. Em adição, é realizado também imagens eletroluminescentes que buscam corroborar com possíveis distinções entre os valores medidos, assim como prováveis quedas em seu rendimento para sistemas fotovoltaicos. Desta forma a análise passa de teórica para prática com números e curvas reais que venham evidenciar a discrepância que podem conter na descrição anunciada, tal como o percentual aceito com as respectivas tolerâncias.
Downloads
Referências
SEGUNDO, José Diener Feitosa Marques et al. Solar panels as a way of saving and sustainability in a community. IV National Symposium on Social Entrepreneurship Enactus Brasil, 2019.
VILLALVA, Marcelo Gradella. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. 1.ed. São Paulo. Ed. Erica. 2012
NDIAYE, Ababacar et al. Degradations of silicon photovoltaic modules: A literature review. Solar Energy, v. 96, p. 140-151, 2013.
SANTOS, Edson Pereira; CONTI, Thadeu das Neves. Professional market for the energy and energy efficiency sector in Brazil. International Journal of Sciences, v. 7, n. 2, pp. 142-178, 2017.
TRETER, Marcos Eduardo; MICHELS, Leandro. “Métodos para aquisição experimental de curvas IV de arranjos fotovoltaicos: Uma revisão.” Instituto Federal Catarinense - IFC São Bento do Sul, SC - Brazil, 2019.
FRAZÃO, M. et al. Electroluminescence of silicon solar cells using a consumer grade digital camera. Measurement, v. 99, p. 7-12, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Vinicius Puglia, Thadeu Conti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/