Dissemination of information in nuclear sciences and public acceptance of irradiated foods in Basic Education

Autores

  • Denise Levy Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).
  • Viviane Benedetti Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP). https://orcid.org/0009-0004-4649-7312 (não autenticado)
  • João Pedro Barros Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).
  • Anna Lucia Villavicencio Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2681

Palavras-chave:

tecnologia nuclaear, alimentos irradiados, Símbolo Radura

Resumo

Os avanços tecnológicos, como o uso de alimentos irradiados, visam melhorar a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar da sociedade. A irradiação de alimentos é uma tecnologia consolidada e eficaz para conservação e desinfecção de alimentos, preservando a qualidade e as propriedades nutricionais. A falta de informação adequada sobre as ciências nucleares pode levar à resistência na sua aceitabilidade. Preconceitos e desinformação levam a sociedade a associar as técnicas nucleares aos efeitos negativos para a saúde e o meio ambiente. A recente reforma da Base Nacional Comum Curricular privilegia a interdisciplinaridade e oportuniza a inserção das ciências nucleares nas escolas. Temas cruciais para o desenvolvimento nacional, como Ciência e Tecnologia, assim como Educação Alimentar e Nutricional, passam a ser temas obrigatórios nas escolas. Considerando o vasto conteúdo disponível na Internet, com canais de comunicação direta com os jovens, este estudo teve por objetivo analisar o conhecimento prévio sobre ciências nucleares, em especial a irradiação de alimentos, entre alunos do Ensino Fundamental II, de uma renomada escola particular de São Paulo. A pesquisa junto grupos de alunos permite identificar atuais lacunas e necessidades específicas para a elaboração de ações futuras para o combate à desinformação. Os resultados apresentam uma percepção paradoxal dos alunos do fundamental II, cujo conhecimento prévio é fragmentado e descontextualizado. Entretanto, a pesquisa demonstra que os alunos são receptivos a novos aprendizados, tendem a apoiar o avanço tecnológico nacional, incluindo as ciências nucleares, e a oferta de informação de qualidade, em um ambiente formal de aprendizagem, pode instigar o pensamento crítico, reformular opiniões e contribuir para a aceitabilidade das aplicações pacíficas da tecnologia nuclear.

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Biografia do Autor

  • Denise Levy, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Atuação nos mercados corporativo e institucional na área de Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase em projeto instrucional e planejamento de sistemas de gestão da informação, educação a distância, capacitação profissional e formação continuada. Professora colaboradora no programa de pós graduação do IPEN/USP (TNA-5732 e TNA-5777). Diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR). Colaboradora das plataformas educativas internacionais: Red Latinoamericana para la Educación y la Capacitación en Tecnología Nuclear (LANENT) e Plataforma Tecnológica de Energía Nuclear de Fisión (CEIDEN). Diretora de Comunicação da Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). (Texto informado pelo autor)

  • Viviane Benedetti, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Doutoranda em Ciências no Centro de Tecnologia das Radiações - CETER /Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/ Universidade de São Paulo - USP (2023). Mestre em Ciência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2022) Programa de Medicina Tropical Área de concentração: Doenças Tropicais e Saúde Internacional. Especializada (lato sensu) em Microbiologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde de São Paulo (2010) e graduada em Biomedicina pela Universidade de Marília (2001). Ampla experiência no desenvolvimento de práticas laboratoriais (2002 - 2018) em Análise Clínicas (coleta de espécimes, análise e interpretação de laudos), Microbiologia ( nas áreas de cultivo e identificação bacteriana, fúngica e modulação e replicação viral (arbovírus) em diferentes linhagens celulares) e biologia molecular. (Texto informado pelo autor)

  • Anna Lucia Villavicencio, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Professora titular do programa de pós-graduação do IPEN/USP, orienta e ministra disciplinas no programa de Tecnologia Nuclear da Universidade de São Paulo (TNA-IPEN/USP), foi membro da Comissão de Pós Graduação do Programa de Tecnologia Nuclear (IPEN/USP, 2013-2015). Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Tem desenvolvido trabalhos visando a Aplicação Pacífica do uso da Tecnologia Nuclear em prol da Segurança Alimentar na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise de Alimentos Irradiados, atuando principalmente nos seguintes temas: Irradiação de Alimentos, Detecção de Alimentos Irradiados de origem animal e vegetal; Análises Físico-Química, Bioquímica, Microbiológica e Nutricional de Alimentos Irradiados, Avaliação e Aplicação do tratamento Quarentenário e Fitossanitário em conjunto com o processo de irradiação em produtos agrícolas; Análise de Biocompostos Naturais e o processamento por radiação; Análise Sensorial de alimentos irradiados; Segurança Alimentar e Estudos de Aceitação Pública de Alimentos Processados por Radiação; Legislação Nacional e Internacional sobre aplicação da Radiação em Alimentos e Produtos Agrícolas junto à ABNT; Detecção de Alimentos Transgênicos e Efeitos Biológicos da Radiação. Tem experiência em coordenar projetos nacionais e internacionais financiados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Viena, Áustria, sobre a interação da radiação em alimentos. Participa em comissões e cursos de curta duração na atualização do tema relacionado à irradiação de alimentos e produtos agrícolas. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

Dissemination of information in nuclear sciences and public acceptance of irradiated foods in Basic Education. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 12, n. 4B (Suppl.), p. e2681, 2025. DOI: 10.15392/2319-0612.2024.2681. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2681. Acesso em: 17 jul. 2025.