Dissemination of information in nuclear sciences and public acceptance of irradiated foods in Basic Education

Autores

  • Denise Levy Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).
  • Viviane Benedetti Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP). https://orcid.org/0009-0004-4649-7312 (não autenticado)
  • João Pedro Barros Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).
  • Anna Lucia Villavicencio Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2681

Palavras-chave:

tecnologia nuclaear, alimentos irradiados, Símbolo Radura

Resumo

Os avanços tecnológicos, como o uso de alimentos irradiados, visam melhorar a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar da sociedade. A irradiação de alimentos é uma tecnologia consolidada e eficaz para conservação e desinfecção de alimentos, preservando a qualidade e as propriedades nutricionais. A falta de informação adequada sobre as ciências nucleares pode levar à resistência na sua aceitabilidade. Preconceitos e desinformação levam a sociedade a associar as técnicas nucleares aos efeitos negativos para a saúde e o meio ambiente. A recente reforma da Base Nacional Comum Curricular privilegia a interdisciplinaridade e oportuniza a inserção das ciências nucleares nas escolas. Temas cruciais para o desenvolvimento nacional, como Ciência e Tecnologia, assim como Educação Alimentar e Nutricional, passam a ser temas obrigatórios nas escolas. Considerando o vasto conteúdo disponível na Internet, com canais de comunicação direta com os jovens, este estudo teve por objetivo analisar o conhecimento prévio sobre ciências nucleares, em especial a irradiação de alimentos, entre alunos do Ensino Fundamental II, de uma renomada escola particular de São Paulo. A pesquisa junto grupos de alunos permite identificar atuais lacunas e necessidades específicas para a elaboração de ações futuras para o combate à desinformação. Os resultados apresentam uma percepção paradoxal dos alunos do fundamental II, cujo conhecimento prévio é fragmentado e descontextualizado. Entretanto, a pesquisa demonstra que os alunos são receptivos a novos aprendizados, tendem a apoiar o avanço tecnológico nacional, incluindo as ciências nucleares, e a oferta de informação de qualidade, em um ambiente formal de aprendizagem, pode instigar o pensamento crítico, reformular opiniões e contribuir para a aceitabilidade das aplicações pacíficas da tecnologia nuclear.

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Biografia do Autor

  • Denise Levy, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Atuação nos mercados corporativo e institucional na área de Tecnologias da Informação e Comunicação, com ênfase em projeto instrucional e planejamento de sistemas de gestão da informação, educação a distância, capacitação profissional e formação continuada. Professora colaboradora no programa de pós graduação do IPEN/USP (TNA-5732 e TNA-5777). Diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR). Colaboradora das plataformas educativas internacionais: Red Latinoamericana para la Educación y la Capacitación en Tecnología Nuclear (LANENT) e Plataforma Tecnológica de Energía Nuclear de Fisión (CEIDEN). Diretora de Comunicação da Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). (Texto informado pelo autor)

  • Viviane Benedetti, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Doutoranda em Ciências no Centro de Tecnologia das Radiações - CETER /Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/ Universidade de São Paulo - USP (2023). Mestre em Ciência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2022) Programa de Medicina Tropical Área de concentração: Doenças Tropicais e Saúde Internacional. Especializada (lato sensu) em Microbiologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde de São Paulo (2010) e graduada em Biomedicina pela Universidade de Marília (2001). Ampla experiência no desenvolvimento de práticas laboratoriais (2002 - 2018) em Análise Clínicas (coleta de espécimes, análise e interpretação de laudos), Microbiologia ( nas áreas de cultivo e identificação bacteriana, fúngica e modulação e replicação viral (arbovírus) em diferentes linhagens celulares) e biologia molecular. (Texto informado pelo autor)

  • Anna Lucia Villavicencio, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, São Paulo, Brazil (IPEN-CNEN/SP).

    Professora titular do programa de pós-graduação do IPEN/USP, orienta e ministra disciplinas no programa de Tecnologia Nuclear da Universidade de São Paulo (TNA-IPEN/USP), foi membro da Comissão de Pós Graduação do Programa de Tecnologia Nuclear (IPEN/USP, 2013-2015). Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Tem desenvolvido trabalhos visando a Aplicação Pacífica do uso da Tecnologia Nuclear em prol da Segurança Alimentar na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise de Alimentos Irradiados, atuando principalmente nos seguintes temas: Irradiação de Alimentos, Detecção de Alimentos Irradiados de origem animal e vegetal; Análises Físico-Química, Bioquímica, Microbiológica e Nutricional de Alimentos Irradiados, Avaliação e Aplicação do tratamento Quarentenário e Fitossanitário em conjunto com o processo de irradiação em produtos agrícolas; Análise de Biocompostos Naturais e o processamento por radiação; Análise Sensorial de alimentos irradiados; Segurança Alimentar e Estudos de Aceitação Pública de Alimentos Processados por Radiação; Legislação Nacional e Internacional sobre aplicação da Radiação em Alimentos e Produtos Agrícolas junto à ABNT; Detecção de Alimentos Transgênicos e Efeitos Biológicos da Radiação. Tem experiência em coordenar projetos nacionais e internacionais financiados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Viena, Áustria, sobre a interação da radiação em alimentos. Participa em comissões e cursos de curta duração na atualização do tema relacionado à irradiação de alimentos e produtos agrícolas. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

04-06-2025