Modelagem de elementos combustíveis nucleares em um Reator Modular de Pequeno Porte: considerações fluidodinâmicas

Autores

  • Rebeca Cabral Gonçalves centro de desenvolvimento da Tecnologia Nuclear
  • Geovana Carvalho Silva Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Fernando Lage Araújo Schweizer Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha
  • Pedro Andrade Maia Vinhas Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha
  • Keferson de Almeida Carvalho Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml
  • Tiago Augusto Santiago Vieira Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml
  • Vitor Vasconcelos Araújo Silva Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml
  • Graiciany de Paula Barros Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml
  • Andre Augusto Campagnole dos Santos Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2708

Palavras-chave:

Porous Zones, Fuel Assembly, SMR, CFD

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de qualificar a utilização de zonas porosas para representação de elementos combustíveis de um reator SMR proposto em modelos numéricos, a fim de diminuir o custo computacional requerido para o estudo dessas estruturas. Para isso utiliza-se de métodos da fluidodinâmica computacional (CFD) para o cálculo das equações de conservação de massa, momentum e energia em relação ao volume de controle. Primeiramente, foi feita uma geometria detalhada do elemento combustível que foi utilizada para simulações isotérmicas. Os coeficientes de porosidade e de perda de carga do sistema foram determinados com base nos resultados de diferença de pressão e velocidade. Estes foram utilizados então para a configuração de uma segunda geometria, formada por hexaédros, composta por treze sub-regiões divididas de acordo com a área transversal de cada uma, sendo que cada uma possui porosidades e coeficientes de perda de carga diferentes. Por fim, os resultados das duas simulações foram comparados a fim de verificar sua convergência e para permitir a utilização da geometria porosa. Os resultados sugerem que, para modelos com um volume de controle significativamente maior que um elemento combustível, como um vaso de um reator nuclear completo, a utilização das zonas porosas é interessante, pois as variações da velocidade e diferença de pressão médias ao longo do comprimento da estrutura são pequenas, tendo o valor máximo de -10,99% na velocidade axial. Entretanto, caso o objetivo seja realizar uma análise mais detalhada de todo o conjunto, essa estratégia não é recomendada, pois certos aspectos específicos do comportamento do escoamento, como as diferenças de velocidade radial, não são bem representados.

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Modelagem de elementos combustíveis nucleares em um Reator Modular de Pequeno Porte: considerações fluidodinâmicas. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 12, n. 4B (Suppl.), p. e2708, 2025. DOI: 10.15392/2319-0612.2024.2708. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/2708. Acesso em: 17 jul. 2025.