Modelagem de elementos combustíveis nucleares em um Reator Modular de Pequeno Porte: considerações fluidodinâmicas
DOI:
https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2708Palavras-chave:
Porous Zones, Fuel Assembly, SMR, CFDResumo
Este trabalho possui o objetivo de qualificar a utilização de zonas porosas para representação de elementos combustíveis de um reator SMR proposto em modelos numéricos, a fim de diminuir o custo computacional requerido para o estudo dessas estruturas. Para isso utiliza-se de métodos da fluidodinâmica computacional (CFD) para o cálculo das equações de conservação de massa, momentum e energia em relação ao volume de controle. Primeiramente, foi feita uma geometria detalhada do elemento combustível que foi utilizada para simulações isotérmicas. Os coeficientes de porosidade e de perda de carga do sistema foram determinados com base nos resultados de diferença de pressão e velocidade. Estes foram utilizados então para a configuração de uma segunda geometria, formada por hexaédros, composta por treze sub-regiões divididas de acordo com a área transversal de cada uma, sendo que cada uma possui porosidades e coeficientes de perda de carga diferentes. Por fim, os resultados das duas simulações foram comparados a fim de verificar sua convergência e para permitir a utilização da geometria porosa. Os resultados sugerem que, para modelos com um volume de controle significativamente maior que um elemento combustível, como um vaso de um reator nuclear completo, a utilização das zonas porosas é interessante, pois as variações da velocidade e diferença de pressão médias ao longo do comprimento da estrutura são pequenas, tendo o valor máximo de -10,99% na velocidade axial. Entretanto, caso o objetivo seja realizar uma análise mais detalhada de todo o conjunto, essa estratégia não é recomendada, pois certos aspectos específicos do comportamento do escoamento, como as diferenças de velocidade radial, não são bem representados.
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