Realização do teste end-to-end para a caracterização de um simulador em radioterapia estereotática de fígado
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2B.436Palavras-chave:
SBRT fìgado, efeito interplay, dosimetriaResumo
Atualmente, uma das alternativas ao tratamento radioterápico do fígado é a radioterapia estereotática corpórea (SBRT), que entrega altas doses em poucas frações, por conta do seu bom prognóstico. No entanto, para que se assegure que o alto valor de dose entregue ao alvo, seja o mesmo que o planejado, um teste de verificação de todo o processo (aquisição de imagens, delineamento, planejamento e a entrega da dose) deve ser realizado. Para isto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador, com densidade de água, que leva em conta a posição relativa do fígado e dos órgãos de risco envolvidos neste tratamento, avaliando a influência da movimentação do alvo no valor da dose, em virtude do processo respiratório, assim como nas posições relativas aos órgãos de risco.
Downloads
Referências
CAPCA Quality Control Standards: Stereotactic Radiosurgery/Radiotherapy. Canadian Association of Provincial Cancer Agencies (CAPCA); 2006. Standards for quality control at Canadian radiation treatment centres.
Potters L, Kavanagh B, Galvin JM. American Society for Therapeutic Radiology and Oncology (ASTRO) and American College of Radiology (ACR) practice guideline for the performance of stereotactic body radiation therapy. Int J Radiat Oncol Biol Phys. 2010;76:326–332.
Benedict SH, Yenice KM, Followill D. Stereotactic Body Radiation Therapy: The Report of AAPM Task Group 101. Med Phys. 2010;37:4078–4101.
Katz A, Winter K, Dawson L, et al. RTOG 0438: A phase I trial of highly conformal radiation therapy for patients with liver metástases.
RTOG 1112 protocol information: Randomized Phase III Study of Sorafenib versus Stereotactic Body Radiation Therapy followed by Sorafenib in Hepatocellular Carcinoma. 2013.
MEYER, J., SCHEFTER, T. Radiation Therapy for Liver Tumors. 288 p. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/