Desenvolvimento de um modelo para registro e avaliação de incidentes em radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.441Palavras-chave:
radioterapia, acidentes, proteção do paciente, gestão de qualidade.Resumo
A radioterapia vem apresentando constantes aprimoramentos para se tornar cada vez mais eficaz, contribuindo, assim, para aumentar as chances de cura dos pacientes. Neste sentido, a aprendizagem com incidentes ganhou grande destaque durante sucessivas abordagens sobre a segurança do paciente. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta para registro e análise de incidentes em radioterapia e aplica-la em clínicas do Rio de Janeiro com o intuito de implementar a política de gestão da qualidade e de cultura de segurança. Foram realizadas etapas que envolveram a análise dos mapas de processo para o enriquecimento do sistema (chamado de Sistema Padronizado de Incidentes em Radioterapia - SPIRad) que já conta com uma versão em formulário físico. A proposta é a conversão deste formulário para uma ferramenta digital para ser utilizada por meio de intranet. A etapa seguinte é a aplicação da mesma em clínicas de radioterapia do Rio de Janeiro e a avaliação dos resultados obtidos com o objetivo de possíveis aprimoramentos através de feedbacks dos usuários.
Downloads
Referências
CUNNINGHAM, J., et al., Radiation Oncology Safety Information System (ROSIS)--profiles of participants and the first 1074 incident reports. Radiother Oncol, 2010. 97(3): p. 601-7.
KOHN, L.T., J.M. CORRIGAN, and M.S. DONALDSON, To Err is Human: Building a Safer Health System, A. Institute of Medicine Committee on Quality of Health Care in, Editor. 2000, National Academies Press (US). Copyright 2000 by the National Academy of Sciences. All rights reserved.: Washington (DC).
BOTNEY, R., Improving patient safety in anesthesia: a success story? Int J Radiat Oncol Biol Phys, 2008. 71(1 Suppl): p. S182-6.
HENDEE, W.R. and M.G. HERMAN, Improving patient safety in radiation oncology. Med Phys, 2011. 38(1): p. 78-82.
MARTINS, A.M.M., Desenvolvimento de uma base de dados para registo de incidentes e gestão de risco em radioterapia. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/